Sem categoria

Terceirização tem grande queda em SP, aponta estudo

Uma pesquisa divulgada hoje (17), pelo Sindicato dos Empregados em Empresas de Terceirização de Serviços (Sindeepres), revela uma drástica redução do número de empregados terceirizados no saldo total líquido nos postos de trabalho formais. Segundo o estudo, em 2002 a terceirização representava 97,6% deste total, e, em 2010, este percentual ficou em 13,6%.

O relatório Trajetórias da Terceirização apontou que  "a constituição de melhor contexto macroeconômico, com o fim do regime de câmbio fixo e abandono das políticas de corte neoliberal levou à desaceleração da taxa de terceirização do país".

Este movimento é completamente oposto ao verificado entre 1995 e 2002 em São Paulo, quando ocorreu justamente o contrário, passando de 8,9% para 97,6%, respectivamente.

Já com relação aos motivos que levam à terceirização, a pesquisa apontou as seguintes causas: busca da redução do custo de trabalho como mecanismo de maior competitividade e ampliação da margem de lucro diante da exposição do setor produtivo à concorrência internacional.

Com agências