Sem categoria

História da população negra será contada em agenda interativa

A reunião dos principais acontecimentos da história dos povos africanos e das populações negras no Brasil e na diáspora. Essa é a síntese da Agenda Afrobrasileira 2012, que será lançada na segunda quinzena de novembro, quando se comemora o Dia da Consciência Negra – 20 de Novembro. O objetivo do projeto – resultado do trabalho de professores e pesquisadores – é sistematizar a pesquisa, a organização e a divulgação de datas e fatos importantes do calendário africano e afrobrasileiro.

História da população negra será contada em agenda interativa

A Agenda vai além da funcionalidade e contribui efetivamente para a aplicação da Lei que institui a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura das populações afrobrasileiras e das sociedades africanas nas escolas brasileiras. O conteúdo atende à necessidade do ensino de crianças e jovens e oferece ferramentas para a formação de educadores.

"Acredito que lembrar personagens, acontecimentos e datas que fazem parte da história do Brasil, da África e da diáspora é também uma das maneiras de combater o racismo", declara Acácio Almeida, professor do Departamento de Antropologia da PUC/SP e idealizador do projeto, citando os nomes conhecidos que serão apresentados na Agenda como Zumbi, Luiza Mahin e Abdias do Nascimento.

Página a página, a publicação traz registros fundamentais sobre a influência das civilizações africanas na formação cultural, social e política no Brasil e no mundo. Além da Agenda impressa, o site www.agendaafrobrasileira.com.br e as redes sociais (Facebook e Twitter) funcionam como uma fonte de pesquisa com atualização permanente. No site, o leitor encontrará ainda sugestões de atividades e jogos que poderão ser desenvolvidas com os estudantes em sala de aula.

Segundo Almeida, a interatividade é o grande diferencial da Agenda, pois é uma ferramenta importante para que o leitor consiga se aprofundar no assunto. "Diante da carência de material subsidiário à matéria, essa publicação será uma contribuição significativa e que poderá facilitar o trabalho de pesquisa dos educadores", afirma.

A Agenda é ilustrada com imagens de obras de artistas africanos contemporâneos que compõem a exposição itinerante Transit_BR, mostra que em breve irá percorrer o Brasil. As imagens também serão reproduzidas em um calendário, que será publicado com a Agenda. "Nossa intenção é despertar o olhar do leitor para uma África moderna, viva e atual", afirma Almeida.

A primeira edição da Agenda Afrobrasileira foi lançada em 1994. A publicação se tornou referência para pesquisadores e interessados no tema. Após cinco edições o projeto foi interrompido e agora está sendo retomado com incentivo e apoio do Instituto Casa das Áfricas, da Galeria Soso e da fundação angolana Sindika Dokolo.