Sem categoria

Cuba libera venda direta de produtos agrícolas ao turismo

Cuba anunciou uma nova mudança nas estruturas do país. Nesta segunda-feira (21), por meio de um anúncio feito no jornal Granma, o governo autorizou que as cooperativas e empresas públicas vendam produtos agrícolas diretamente para hotéis e outras instalações turísticas no país.

A medida passará a valer a partir do próximo dia 1º de dezembro e beneficiará as CPA (Cooperativa de Produção Agropecuária), CCS (Cooperativas de Créditos e Serviços) e as UBPC (Unidades Básicas de Produção Cooperativa), todas formadas por granjeiros individuais e empresas estatais do setor.

Anteriormente, um órgão estatal mediava todas as vendas. O objetivo da medida, segundo o Granma, é "transformar o sistema de coleta e comercialização das produções agropecuárias mediante mecanismos de gestão que contribuam para reduzir as perdas" econômicas. Ainda assim, a função da empresa estatal de coleta irá continuar, de forma paralela.

Mudanças

A autorização referente ao setor agrícola é mais uma das mudanças sancionadas pelo governo da ilha para atualizar o modelo econômico vigente.

A partir de demandas da própria população, o governo promoveu no último mês de abril o VI Congresso do Partido Comunista Cubano, onde uma série de mudanças foi estabelecida.

Nos últimos meses, o governo autorizou a compra e venda de carros e, posteriormente, de casas. Logo após o Congresso, uma série de profissões foi legalizada, incentivando o comércio por conta própria no país.

Fonte: Ópera Mundi