Sem categoria

Perpétua: “Democracia e política devem ser feitas sem medo”

Em entrevista ao Acrealerta.com, a deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) fala sobre sua pré-candidatura à Prefeitura de Rio Branco e manda mensagem aos mais de 500 internautas que votaram em seu nome em pesquisa eleitoral e para a população da cidade: “Tenho sido uma militante dedicada da Frente Popular. Tenho contribuído para o Acre ser um estado cada vez melhor para se viver. Tenho assumido as causas do nosso povo. Podemos continuar melhorando e trabalhando mais pela nossa cidade”.

Perpétua: “Democracia e política devem ser feitas sem medo”

A entrevista segue na íntegra:

Acrealerta.com:  Na sua avaliação, qual a importância das mídias sociais no processo eleitoral?
Perpétua Almeida: As mídias sociais inovaram a comunicação, pois agora o contato é direto e pessoal. Tenho usado essas ferramentas nos contatos pessoais com amigos e com cidadãos em geral para divulgar as ações do mandato. É um público que nem sempre está na frente da TV ou folheia um jornal, mas está sempre interagindo e sabendo de imediato o que acontece. É uma das formas de comunicação mais democráticas e abertas que conheço, não pode ser desconsiderada, mas deve ser bem utilizada.

Acrealerta.com: Como tomou conhecimento sobre as enquetes do Acrealerta.com e qual sua avaliação sobre nossa metodologia, na qual os nomes dos pré-candidatos são indicados exclusivamente via Facebook ou e-mail?
PA: Recebi centenas de recados no meu perfil do Facebook e algumas pessoas resolveram mandar mensagem no celular avisando da enquete. Decidi ver o que estava acontecendo, e também votei. Pensei: se posso votar e não voto em mim, como vou ser referência? Achei decisão corajosa dos que votaram, pois diferente da urna, que o voto é secreto, as pessoas botam a cara e assumem a defesa de um candidato. Quero aproveitar e saudar esse gesto corajoso de cada um que votou em todos os candidatos. Democracia e política devem ser feitas assim, sem medo.

Acrealerta.com: Na sua opinião, os resultados da enquete Acrealerta.com para Prefeito de Rio Branco influenciam no processo de definição dos candidatos pelos partidos/coligações?
PA: Não acredito nessa possibilidade. Alguns partidos políticos têm seus interesses. O meu partido, o PCdoB, já decidiu há meses que a Frente Popular deve optar pelo nome que mais embala a militância e esteja em melhores condições políticas de defender o legado que ajudamos a construir e fazer o enfrentamento da oposição. Continuo como pré-candidata e meu partido continua conversando dentro da FPA.

Acrealerta.com: Deputada, seu nome foi imediatamente aceito pelos internautas, obtendo 39% da intenção de voto, entre os mais de 1.400 internautas que participaram das enquetes Acrealerta.com até o momento. São 12 pontos acima do segundo colocado (Tião Bocalom) e 26 pontos acima do candidato dos irmãos Viana (Marcus Alexandre). Na sua opinião, qual seria o prejuízo para Frente Popular do Acre (FPA), caso sua candidatura não seja oficializada para disputar as eleições para a Prefeitura de Rio Branco?
PA: Nós da Frente Popular temos uma grande responsabilidade com o povo acreano. Reconstruímos esse estado, fazemos o melhor governo tanto no estado quanto nas prefeituras que dirigimos. Meu DNA político tem a Frente Popular. Por isso defendo que devemos ter coragem para fazermos o debate justo e necessário. O eleitor tem toda razão no seu voto, e na última eleição nós recebemos um recado. Nós da Frente Popular já estamos no prejuízo quando nas ultimas eleições estaduais perdemos na capital – tanto para o governo como para o Senado. Nós já vamos botando o pé na campanha tentando tirar a vitória da oposição. E o prejuízo será incalculável se não fizermos o debate democrático entre os partidos, escolhendo quem tem mais condições de animar nossa militância e nosso eleitorado a garantir com garra e com ética essa vitória da Frente Popular. O que o meu amigo Raimundo Angelim faz é uma revolução na cidade. Ele cuida de Rio Branco como quem cuida da sua família, com zelo e dedicação. Mas a população está dizendo que quer algo mais, basta ver o resultado da enquete.

Acrealerta.com:  Muito se comenta que seu nome é o mais indicado para disputar as eleições de 2012, representando a FPA. Isso está sendo comprovado entre os visitantes do Acrealerta.com. A retirada de sua pré-candidatura, “imposta” ou espontânea, colocaria em “xeque” futuras candidaturas suas, mesmo para cargos no Legislativo. Caso corrobore com esse risco, a senhora estaria disposta a pagar esse preço em detrimento da propalada manutenção da unidade da FPA?
PA: Acho que parte da resposta a essa pergunta já respondi na anterior. Não sou candidata de mim mesma. O PCdoB apresenta meu nome como opção da Frente Popular pra fazer a disputa, porque soube ouvir a voz das ruas. E tem horas que, se não soubermos ouvir essa voz, insistir em remar contra a maré, fazer imposições à vontade popular, o prejuízo pode ser grande. Mas não avaliam que esse prejuízo viria para mim, mas para quem, porventura, fizesse imposições.

Acrealerta.com: 
Qual a mensagem que a senhora passa para os mais de 500 internautas que votaram de “cara limpa” no seu nome e para a população de Rio Branco como um todo, especialmente, aqueles que, doa a quem doer, defendem sua candidatura na disputa à Prefeitura de Rio Branco nas eleições de 2012?
PA: Tenho sido uma militante dedicada da Frente Popular. Tenho contribuído para o Acre ser um estado cada vez melhor para se viver. Tenho assumido as causas do nosso povo. Não há um desafio, um assunto, uma luta justa que eu não me faça presente. Rio Branco é uma cidade que cresce muito, os desafios também crescem. Podemos continuar melhorando e trabalhando mais pela nossa cidade. Quero aqui agradecer a cada uma das pessoas que tem, seja nas ruas ou aqui nas redes sociais, defendido nosso nome. Elogiar também os que participaram do processo, mesmo votando nos outros candidatos. Aqui talvez seja a forma mais altiva do eleitor se posicionar. Ele bota a cara e assume o que quer. Parabéns a todos.