Sem categoria

Fórum terá projeto de integração cultural latino-americana

Reunidos desde o último mês de maio, representantes da sociedade civil – assessorados pelas entidades coordenadoras – participam dos Grupos de Trabalho (GTs) que atuam ativamente na organização das atividades do Fórum Social Temático Crise Capitalista Justiça Social e Ambiental, que ocorre entre os dias 24 a 29 de janeiro, em Porto Alegre e municípios da Região Metropolitana (Canoas, Novo Hamburgo e São Leopoldo).

Com a participação de representantes e ativistas do Estado, nacionais e internacionais, o Fórum visa a debater e consolidar uma visão estratégica e programática, a ser apresentada na Conferência Rio+20, prevista para os meses de maio e junho de 2012, no Rio de janeiro.

Formado por representantes de entidades e grupos culturais do RS, o GT de Cultura operacionalizou a grade dos projetos apresentados e que farão da programação cultural do FST. Em razão da grande demanda para participação, o GT vem atualizando diariamente as atividades que poderão ser consultadas no site www.fstematico2012.org.br.

A Associação Cultural José Marti do Rio Grande do Sul apresentou o projeto MusicAmerica, que integra trovadores, cantores e compositores do Brasil, Nicarágua, Cuba, Argentina, Uruguai, Equador e Paraguai para interpretar os processos que marcaram e ainda marcam a trajetória histórica da América Latina, através de canções identificadas com os direitos ambiental, humanos, sociais e políticos das sociedades.

Entre os participantes do MusicAmerica – cuja arte e trajetórias de vida têm um compromisso inegável com a democracia e a defesa da soberania e autodeterminação dos povos -, muitos já se apresentaram em edições anteriores do Fórum Social Mundial realizadas no estado, por meio da Casa Cuba. Outros se consolidam, em nível continental, através do projeto Canto de todos, formado por um coletivo de artistas latino- americanos que adotou o nome de uma canção de Violeta Parra (“El canto de todos es mi propio canto…”/ Gracias a la vida)

O MusicAmerica se apresenta no show de abertura do Fórum Social Temático, no dia 24 de janeiro, no Anfiteatro Pôr do Sol e nos dias 25 e 27 de janeiro em Novo Hamburgo e São Leopoldo, respectivamente.

Acrescenta-se às apresentações, a Mesa de debates sobre Produção para inclusão cultural, em parceria com a Secretaria da Cultura do Município de São Leopoldo, no dia 27 de janeiro, as 15, que deverá priorizar a participação dos movimentos populares no sentido de contribuir com propostas de capacitação na área, bem como fornecer orientações para que representem/apresentem, de maneira autônoma, propostas oriundas das suas manifestações culturais.

Além de representantes da Secretaria da Cultura de São Leopoldo, participam ainda dos debates os seguintes painelistas: Gloria Teresa Gusmanich Renaut (Paraguai), conhecida na área cultural como Techi Cusmanich, produtora do projeto Canto de Todos no Paraguai e Equador; Carmen Lucia Reyes (Nicarágua), produtora cultural popular na Nicarágua; Alejandro Rubbo (Uruguai), Coordenador do Moviarte (Movimento Latino-americano de Arte) e Coordenador Geral da mostra multiartística denominada La Paz-Muestra e o historiador Célio Turino (Brasil), um dos idealizadores do Projeto Cultura Viva no governo do ex-presidente Lula.

Em parceria com a representação do Rio Grande do Sul na Coordenação Nacional dos Pontos de Cultura, a Associação Cultural José Martí do estado participa do 1º Encontro Mundial de Redes de Pontos de Cultura do Programa Cultura Viva. O encontro deverá abordar o contexto da Cultura Mundial através das Redes de Pontos de Cultura ou Puntos sin Fronteiras, além de outros coletivos culturais como Programa Cultura Viva e Plataforma Puente, visando avanços e fortalecimento das ações em nível mundial.

De Porto Alegre, Vânia M. Barbosa