Sem categoria

OMS: eventos de multidões criam riscos para saúde global

Segundo organização, festivais de música e eventos esportivos como a Copa do Mundo, aumentam as chances de surtos de doenças contagiosas; agência diz que trabalha em conjunto com o governo para as Olimpíadas de Londres.

A Organização Mundial da Saúde, OMS, divulgou nesta terça (17) um alerta sobre os riscos para a saúde pública causados por eventos que atraem multidões.

Segundo a OMS, festivais de música e eventos esportivos internacionais, como a Copa do Mundo, podem colocar em perigo a saúde da população, aumentar os níveis de ansiedade e até mesmo afetar economias.

Vírus

A agência destaca que enfermidades causadas por conta do clima e desidratação são comuns durante eventos de grande porte. O médico da OMS, Maurice Barbechi, disse à Rádio ONU, de Genebra, que os riscos para a saúde pública aumentam a partir do contato próximo de pessoas em locais superlotados e também por conta de condições climáticas extremas.

O médico Maurice Barbechi cita que surtos de doenças contagiosas como meningite, sarampo ou doenças gastroentestinais já foram associados em eventos de massa. Além disso, pode haver riscos de doenças quando a temperatura é muito alta ou muito baixa.

A OMS afirma trabalhar em conjunto com governos e autoridades sanitárias na preparação de eventos internacionais, como por exemplo, a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul e mais recentemente, na preparação das Olimpíadas de Londres, que vão ocorrer em julho deste ano.

Fonte: Rádio ONU