Sem categoria

Pesquisa: Wi-Fi pode afetar previsão do tempo

Os meteorologistas estão temerosos com relação a proliferação e as consequências do Wi-Fi e outras aplicações sobre o espectro radioelétrico, que podem ter um impacto negativo nas bandas de frequências usadas para prever o tempo e vigiar o clima. Vale destacar que as frequências radioelétricas são essenciais para os sistemas de alarme adiantados de desastres naturais. 

Preocupada com isso, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) apresentará um documento na Conferência Mundial de Radiocomunicações com detalhes dos diversos usos das frequências usadas para fins meteorológicos e a importância de mantê-las protegidas. O evento acontecerá em Genebra, entre os dias 23 de janeiro e 17 de fevereiro, no marco da União Internacional de Telecomunicações.

Durante o anúncio, a OMM também lembrou que os serviços meteorológicos dependem das observações da Terra, da atmosfera e dos oceanos. Também contribuem para evitar mortes e a destruição dos meios de subsistência de populações carentes.

Porém, nada disso é possível sem a recompilação de dados, a qual depende das frequências radioelétricas. As agências meteorológicas consideram que a forte demanda por essas frequências pode afetar a qualidade das observações, a possibilidade de fazer previsões e os esforços para entender e prever as mudanças climáticas.

Quando uma banda de frequência usada para fins meteorológicos é usada para outras aplicações incompatíveis com a meteorologia, essas bandas se tornam inúteis para os sistemas prognósticos de desastres naturais, segundo Michel Jarraud, secretário-geral da OMM.

Fonte: INFO Online