Sem categoria

Defesa civil espera localizar mais cinco corpos até amanhã

O número de mortos no desabamento de três prédios na noite de quarta-feira (26) no centro histórico do Rio de Janeiro subiu para 19 no início da manhã deste sábado (28), segundo informações do Corpo de Bombeiros. Mais dois corpos, ainda não identificados, foram encontrados por volta das 10h15. Nesta madrugada, o 17º corpo foi localizado por volta da 0h40 e ainda não foi identificado.

desabamento Rio sabado (28) - Victor R. Caivano/Associated Press

Segundo o secretário Estadual de Defesa Civil do Rio de Janeiro, coronel Sérgio Simões, a expectativa é encontrar 5 corpos desaparecidos até amanhã. Boa parte do entulho que restou do desabamento já foi levada para um depósito localizado na rodovia Washington Luiz, em Duque de Caxias (Baixada Fluminense). A busca pelos corpos também deve ser feita neste depósito, segundo o coronel Simões. "As pessoas [corpos] estão mimetizadas". Os cães farejadores vão continuar a ajudar nos trabalhos de resgate dos corpos.

A Defesa Civil vai avaliar neste sábado (28) as condições dos prédios vizinhos aos três que desabaram para avaliar se houve danos estruturais ou se a estrutura foi comprometida.

O corpo de Bombeiros confirmou no início da madrugada deste sábado (28) que mais um corpo não identificado foi encontrado nos escombros dos prédios que desabaram nesta quarta-feira (25) no centro do Rio de Janeiro.

Por volta das 2h, restos mortais de outra vítima haviam sido encontradas. Agora sobe para 17 o número de mortos encontrados até o momento. As buscas que estão sendo realizadas neste sábado (28) pelos bombeiros contam apenas com homens e máquinas.

Na tarde desta sexta (27), foram encontrados diversos cofres, que seriam dos caixas-eletrônicos. Apesar de ter transcorrido 48 horas do acidente, ainda há fumaça no local. O trabalho dos bombeiros deve se estender até o domingo, quando a área será liberada para a prefeitura, que poderá desbloquear a Avenida 13 de Maio e permitir a reabertura dos escritórios comerciais e lojas, que permaneceram fechados desde a noite do desabamento.

Desbamento

Os três prédios localizados ao lado do Theatro Municipal desabaram por volta das 20h30. Os edifícios tinham 18 (Liberdade), 10 (Colombo) e 4 andares. O teatro não foi atingido, mas seu anexo, onde funciona a bilheteria, sofreu danos por causa dos escombros.

Devido ao trabalhos no local do desabamento, a avenida 13 de Maio –onde ocorreram os desabamentos– permanece interditada. A avenida Almirante Barroso também foi bloqueada entre a rua Senador Dantas e a avenida Rio Branco. Já Senador Dantas funciona com mão invertida entre a Almirante Barroso e a rua Evaristo da Veiga.

 Informações Folha.com e Agência Brasil

Atualizada às 12h54