Ordem é resolver distribuição de energia em Manaus, diz ministro

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse aos senadores Eduardo Braga (PMDB) e Vanessa Grazziotin (PCdoB) que existe uma ordem da presidente Dilma Rousseff para resolver de forma emergencial o problema de distribuição de energia em Manaus e ainda que seja dada mais transparência sobre o problema dos apagões à população.

Edison Lobão reuniu-se com os dois senadores por cerca de duas horas nesta quarta (21) à noite, no seu gabinete, em Brasília. Reconheceu os problemas na área de distribuição, mas disse que os investimentos no Estado estão crescentes.

O ministro informou que em 2010 foram investidos no Estado R$ 400 milhões e, no ano passado, R$ 600 milhões. Disse que já institui um grupo de trabalho no âmbito do ministério para dar uma resposta técnica sobre os apagões e marcou outra reunião com os parlamentares na próxima semana.

“Ele disse que os problemas de geração já foram resolvidos e que na distribuição, que possui uma rede velha e obsoleta, não é um problema simples de resolver, porque existem novas subestações sendo construídas e toda a interligação do sistema sendo feita. O ministro nos tranquilizou pelo fato de que vem havendo investimento, entretanto, os resultados não são tão óbvios. Nós acertamos uma reunião de trabalho para a próxima semana”, disse a senadora Vanessa Grazziotin.

O senador Eduardo Braga afirmou que um fato positivo foi o reconhecimento pela primeira vez por parte do ministério de que há problemas em Manaus. E ainda que todos terão que ser resolvidos por ordem da presidente Dilma. O senador também destacou o compromisso do ministro em prestar esclarecimentos à população sobre os apagões que provocaram diversos problemas na capital.

Assessoria de Comunicação