Venício A. Lima relança obra sobre Paulo Freire

A 1ª Bienal do Livro e da Leitura de Brasília, que vai até 23 de abril, homenageia os 90 anos do Paulo Freire. Além de exposição sobre o pedagogo, haverá também o lançamento da 2ª edição de Comunicação e Cultura: As ideias de Paulo Freire, de Venício A. Lima. A obra revista e com novo prefácio, de Nita Freire, será relançada no dia 19, às 19h30, juntamente com Mídia – Teoria e Prática, também assinada por Lima e já na 3ª edição, com novo prefácio.

Venício A. de Lima

O mineiro de Sabará, Venício A. de Lima, é um nome de referência para na área de comunicação. Foi o fundador e primeiro coordenador do Núcleo de Estudos sobre Mídia e Política (NEMP) da UnB e, entre 2004 e 2006, assessor da Secretaria Geral da Presidência da República. Jornalista profissional, é colaborador permanente do Observatório da Imprensa, dos portais Carta Maior e Vermelho e da revista Teoria e Debate.

É autor de, entre outros livros, Comunicação e Cultura: As Ideias de Paulo Freire (1981; 1a. reimpressão 1984; 2ª. ed. revista, 2011); Mídia: teoria e política (2001; 2a. ed. 2004; 1ª. reimpressão 2007; 3ª. ed. 2012); Comunicação e televisão – os desafios da pós-globalização (2004; com Sérgio Capparelli); Mídia: crise política e poder no Brasil (2006); A mídia e as eleições de 2006 (2007; organizador/autor); Diálogos da Perplexidade – Reflexões Críticas sobre a Mídia; (2009; com Bernardo Kucinski); Liberdade de Expressão x Liberdade de Imprensa – Direito à Comunicação e Democracia (2010; 2ª. ed. 2012) e Regulação das Comunicações – História, Poder e Direitos (2011).

Artes e Multimídia

Paralelamente aos livros, escritores e lançamentos da Bienal do Livro e da Leitura de Brasília, a visão, sentimento e memória também podem ser despertados por meio de exposições na própria bienal e em museus próximos ao evento. Exposições que vão das artes plásticas multimídia, passando pela história do educador Paulo Freire, os desenhos de Ziraldo até o acervo histórico do Egito Antigo.

Sonhando com Paulo Freire

Na Biblioteca Nacional de Brasília a exposição Sonhando com Paulo Freire começou nesse sábado (14) e segue até o dia 23 de abril, todos os dias.

Tânia Quaresma, curadora e criadora do projeto, disse que a ideia surgiu como uma homenagem. "Paulo Freire completaria 90 anos em 2011. Então resolvemos fazer um projeto para homenageá-lo”, contou. A exposição é composta por 34 painéis com os temas: infância, alfabetização, família, ideias e ideais, o retorno (do exílio), alumbramentos, a obra, encantamento, poética, círculos de cultura, solidário. A composição gráfica é de Bené Fonteles e a produção executiva é de Geralda Magela.

Todas as exposições têm entrada franca.

Christiane Marcondes com informações da Agência Brasil