Jogos Escolares do Amazonas iniciam em Manaquiri

O atletas-estudantes do Estado disputarão, em agosto, na capital, a maior edição dos Jogos Escolares do Amazonas. Essa é a garantia da secretária estadual de Juventude, Desporto e Lazer, Alessandra Campêlo, que na última quarta-feira, dia 25, abriu a seletiva regional da competição estudantil que reúne os municípios do polo 1, com sede em Manaquiri (a 65 quilômetros de Manaus).

JEA's Manaquiri

A solenidade aconteceu à noite, no ginásio poliesportivo José Lins, com a presença do prefeito de Manaquiri, Jair Souto (PMDB), e de aproximadamente 1.000atletas-estudantes, oriundos da cidade anfitriã, além de Caapiranga, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Iranduba, Manacapuru, Novo Airão e Presidente Figueiredo. “Vocês são vencedores só pelo fato de estarem aqui, pois sabemos das dificuldades trazidas pela cheia que assola o interior do Amazonas. Em nome do governador Omar Aziz, parabenizo a participação dos professores e técnicos, que nesse momento também assumem o papel de pais e mães dos estudantes. Boa sorte na competição, lembrando que, no esporte, o importante é participar”, disse a titular da Sejel.

Alessandra elogiou o poder de superação das equipes, que venceram horas viajando de barco ou ônibus. Por esse motivo, ela adiantou que a pasta de Esportes do Estado prepara uma fase final inesquecível na primeira semana de agosto. “Dediquem-se ao máximo aqui, pois o Governo do Estado vai dar a vocês uma grande acolhida em Manaus. A 35ª. edição dos JEA’s vai ser a melhor de todos os tempos.”

PREFEITO CAMPEÃO NO FUTSAL
O prefeito Jair Souto lembrou que, em 1984, foi campeão dos JEA’s jogando futsal pela equipe da Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida, de Manaus. “Sempre tive uma grande ligação muito forte com o esporte. Na época em que nosso time foi campeão estudantil, fomos recebidos até pelo então governador Gilberto Mestrinho”, lembrou ele, emendando. “A base do esporte está na escola. E o futuro do País, na educação”, afirmou Jair Souto, que também é presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM).

COMO FUNCIONA A COMPETIÇÃO
O polo de Manaquiri terá 1.051atletas-estudantes, na faixa dos 12 aos 17 anos, competindo em sete modalidades (atletismo, futsal, handebol, tênis de mesa, vôlei de quadra, vôlei de areia e xadrez). Segundo o chefe do Departamento de Desporto da Sejel, professor Ricardo Marrocos, classifica-se para a fase final, de 1 a 10 de agosto em Manaus, atletas e equipes campeãs. Os jogos começaram nesta quarta-feira, 25, e vão até o dia 1º de maio, com supervisão do corpo de arbitragem da Sejel, que visitará ainda mais cinco sedes de polos no interior do Estado. A fase final dos JEA’s 2012 terá um total de 27 modalidades, entre coletivas e individuais, além de mais sete modalidades exclusivas para Pessoas com Deficiência (PCDs).

Assessoria de Comunicação