CPMI do Cachoeira ouve delegado em reunião secreta

Por 17 votos contra 11, os integrantes da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira decidiram que será secreta a reunião desta terça-feira (8), que ouvirá o delegado da Polícia Federal Alexandre Marques de Souza, responsável pelas investigações da Operação Vegas. Só acompanham a reunião os parlamentares e alguns funcionários da comissão.

O requerimento foi apresentado pelo deputado Luiz Pitiman (PMDB-DF) e pela senadora Kátia Abreu (PSD-TO), pedindo que sejam secretos os depoimentos de todos os delegados e procuradores que investigaram as possíveis contravenções de Carlos Cachoeira.

Segundo Kátia Abreu, a intenção com a reunião secreta é impedir que os investigados tenham conhecimento da estratégia investigatória da CPMI e que isso prejudique os futuros depoimentos na comissão.

Os depoimentos marcados para a próxima quinta-feira (10), em princípio, também serão tomados em sessão secreta. A CPMI espera ouvir mais um delegado da Polícia Federal, Matheus Mella Rodrigues, responsável pela Operação Monte Carlo, além dos procuradores da República Daniel Rezende Salgado e Lea Batista de Oliveira, que acompanham as investigações policiais.

O depoimento de Carlinhos Cachoeira está marcado para o dia 15, em sessão aberta ao público e à imprensa.

O requerimento que previa sessão secreta teve votação tumultuada. Houve bate-boca, contestações e até deboches. "Gostaria só de comunicar que tudo que aqui for falado vai vazar e serão as versões mais variadas, vai ser um horror", disse o deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) ao delegado Raul de Souza, que aguardava que a porta da sala fosse fechada para iniciar o depoimento.

O deputado Paulo Teixeira (PT-SP) votou a favor da sessão secreta, mas ponderou que, quando a comissão apreciar o requerimento pedindo a quebra do sigilo dos inquéritos que estão na Justiça, dará apoio para que as sessões sejam abertas aos jornalistas e ao público em geral.

De Brasília
Com agências