Espanha deve facilitar entrada de brasileiros no país
A Espanha deve anunciar mudanças no tratamento de visitantes provenientes do Brasil, e o governo brasileiro espera que os espanhóis passem a aplicar os mesmos critérios adotados para mexicanos e chilenos, que não precisam apresentar os documentos e disponibilidade de recursos exigidos dos brasileiros, segundo avaliação da embaixada brasileira na Espanha.
Publicado 11/05/2012 10:10
É esperado que o anúncio das mudanças seja feito durante a visita do ministro de Relações Exteriores da Espanha, José Manuel Gracia-Margallo, no próximo dia 16.
A diplomacia espanhola nega que haja tratamento diferenciado, mas o Itamaraty investiga a admissão de viajantes latino-americanos e já constatou que os originários do Chile e do México não estão submetidos aos mesmos constrangimentos sofridos pelos demais.
Turistas espanhóis no Brasil
No Brasil foram aplicadas novas regras para a entrada espanhóis. Segundo dados da Coordenação-Geral da Polícia de Imigração da Polícia Federal o número de turistas barrados no primeiro quadrimestre deste ano já somam 70% do total em todo o ano de 2011.
Só no mês de abril, quando as novas regras começaram a valer no país, o número de restrições chegou a 31 pessoas. De janeiro a março, esse número ficou em 52 impedimentos.
As novas regras estabelecem que os visitantes devem apresentar passaporte com validade de seis meses, passagens de ida e volta, além de comprovante de hotel onde ficarão hospedados. A regra também impõe que cada turista comprove que possui R$170 diários para se manter no país.
Com Valor e Agência Brasil