Audiência da internet já supera a da TV no Brasil 

Um estudo inédito feito pela IAB Brasil em parceria com a comScore revela que a internet já é a mídia mais consumida no país, hoje com 80 milhões de internautas e crescendo a cada dia.

Segundo o levantamento "Brasil Conectado – Hábitos de Consumo de Mídia", que investigou a importância crescente da web na rotina dos brasileiros, mostra que a internet é considerado o meio mais importante para 82% dos 2.075 entrevistados. As pessoas ouvidas pelo instituto são usuárias da rede, têm entre 15 e 55 anos – 51% homens e 49% mulheres.

Segundo dados do Interactive Advertising Bureau (IAB), mais de 40% dos entrevistados passam, pelo menos, duas horas por dia navegando na internet (por vários dispositivos digitais), enquanto apenas 25% gastam o mesmo tempo assistindo TV.

A internet aparece como a atividade preferida por todas as faixas etárias, de renda, gênero e região quando se tem pouco tempo livre, somando 62%. Em casa, a web é mais acessada em casa pela manhã quando 69% se conectam, 78% também acessam à tarde e 73% à noite. E também é a mídia mais popular em todos os demais lugares como trabalho, escola, restaurantes, shoppings e na casa de amigos.

“Todos os dados confirmam a expansão do mercado, que tende a se acentuar com as iniciativas de ampliação do acesso a banda larga e também ao aumento da base de smartphones. Estamos apenas no limiar de uma grande transformação”, disse Fabio Coelho, presidente do IAB.

Acesso à internet por desktop ainda lidera

O acesso à web por desktops (computadores de mesa) lidera com 77% do total, seguido pelo notebook ou laptop (computador portátil) com 59%, smartphone com 40%, tablets com 16%, iPads com 15%, consoles de videogame com 12%, iPods e players de mídia com 10% e outros dispositivos móveis com conexão on-line com 2%.

Os jovens adultos (entre 25 e 34 anos) se destacam pela preferência por smartphones, tablets e videogames para se conectar – 23% chegam a usar quatro ou mais deles. Mas não são só os jovens que preferem mais de um dispositivo para navegar, a maior parte da audiência brasileira (62%) acessa a internet por dois ou mais canais de conexão.

Mulheres superam homens em acesso à internet

O computador também é usado por 61% dos brasileiros enquanto veem TV, sendo o público feminino o que mais está propenso a fazer o uso paralelo (32%). E entre os que usam os dois tipos de mídia ao mesmo tempo, 92% disseram prestar igual ou mais atenção na internet.
Além do público feminino superar o masculino na internet enquanto assistem TV, 84% das internautas usa a internet várias vezes ao dia, contra 76% dos homens com os mesmos hábitos.

Publicidade on-line não incomoda

Ainda segunda a pesquisa, a audiência on-line no Brasil é bastante receptiva à publicidade digital e a considera a mais criativa (49%), rica em conteúdo (48%), evidente (40%), crível (37%) e menos incômoda (36%).

Além de ser veículo importante para publicidade, os entrevistados afirmaram que a internet é usada por eles para pesquisar características de produtos – 65% usam a web para buscar compras que desejam fazer offline e 57% acreditam que os anúncios on-line motivam o consumo, 56% visitam as lojas anunciadas e 60% disse ser motivado por anúncios on-line a buscar mais informações sobre os produtos oferecidos, além de considerar a internet como o meio mais conveniente de fazer compras no momento.

O painel foi obtido por meio de respostas por e-mail, de 6 a 14 de fevereiro, e os dados aplicados proporcionalmente às taxas nacionais para faixa etária, gênero e região de residência.

O Interactive Advertising Bureau é uma instituição que abraça a antiga Associação de Mídia Interativa (AMI), fundada em 1998, com a missão principal de desenvolver o mercado de mídia interativa no Brasil. A partir de 2006, o grupo passou a fazer do grupo global IAB, mudando sua denominação para IAB Brasil. Atualmente, a associação integra uma rede internacional com representações em mais de 47 países e mais de 160 empresas filiadas no Brasil.

Publicado no jornal O Globo