Chineses defendem aproximação entre os dois gigantes do Brics

"Sabemos que o Brasil possui muito conhecimento em tecnologia no setor elétrico. Nós aprendemos muito na implantação do sistema transmissão de energia da Usina de Três Gargantas, aqui na China. Juntos podemos compartilhar muitas experiências", afirmou o vice-presidente e diretor-geral de Cooperação Internacional do Grupo State Gred, Zhigang Du, à comitiva brasileira de deputados federais que visita a China.

Chineses defendem aproximação entre os dois gigantes do Brics - Nazur Garcia

Liderada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), o grupo de parlamentares brasileiros visitou o Instituto de Automatização e Pesquisa de Nanjing, da empresa Nari, ligada ao Grupo State Gred. A expectativa de receita da estatal para 2012 é de U$30 bilhões.

Marco Maia afirmou que o Brasil busca implantar uma matriz energética renovável, eficiente, com alta tecnologia e de baixo custo e que, por isso, a parceria com a China pode ser muito proveitosa.

Lembrou, ainda, que, além das grandes obras em andamento para atender os eventos previstos para 2014 (Copa do Mundo) e 2016 (Olimpíadas e Paraolimpíadas), o Brasil possui planos de fortes investimentos em infraestrutura, logística, na exploração do pré-sal e na implantação de trens de alta velocidade.

"Para que possamos vencer esses desafios, é fundamental estabelecer parcerias estratégicas. E a China, assim como com os demais países componentes dos Brics, está entre nossos principais parceiros", garantiu. Por fim, assegurou que o Legislativo brasileiro continuará aprimorando as leis para receber e acelerar novos investimentos.

Nari é uma estatal chinesa instalada no Parque Tecnológico Pukou, na província de Jiangsu, e atua na produção de equipamentos e sistemas de automatização e controle de geração e distribuição de energia elétrica, eólica e solar, em controle de tráfego de trens e, inclusive, no desenvolvimento e montagem de automóveis elétricos.

O Grupo State Gred exporta para mais de 60 países, emprega 24 mil trabalhadores, conta com uma subsidiária no Rio de Janeiro e também atua junto à Usina de Itaipu.

Exemplo de Jiangsu

Em sua viagem de 10 dias pelo país, a comitiva de parlamentares brasileiros também foi recebida pelo secretário-geral do Partido Comunista Chinês de Jiangsu e presidente da Assembleia Popular da província, Luo Zhijun. O encontro aconteceu no Hotel Jinling, na região central de Nanjing.

Luo explicou que a província de Jiangsu é responsável por mais de 16% das exportações da China e que captou, em 2011, U$32bilhões em investimentos estrangeiros. Outro orgulho do líder é de que o PIB (Produto Interno Bruto) per capita de sua província ultrapassa os U$10 mil, o maior da China.

"Nossa prioridade atual é elevar os investimentos em tecnologia para diminuir as diferenças na qualidade de vida de quem vive na cidade e no campo", informou Luo. E completou: "Vamos estimular nossas empresas para que busquem realizar mais negócios com o Brasil, inclusive nas áreas da educação e da cultura".

O presidente da Câmara dos Deputados disse que estimular parcerias regionais também é pensar estrategicamente e que, por isso, levará aos governantes brasileiros a experiência de Jiangsu. "Precisamos seguir melhorando a qualidade de vida de nossos povos e isso passa por alianças estratégicas como a que estamos estabelecendo no âmbito dos legislativos dos dois países", afirmou Marco Maia.

Trem da Alta Velocidade

A principal atividade da comitiva da Câmara dos Deputados, que realiza missão oficial à China, foi conhecer o Trem de Alta Velocidade produzido totalmente com tecnologia desenvolvida naquele país. A comitiva viajou em um trem da China Railway Highspeed (CRH) de Xangai a Nanjing, percorrendo uma distância de quase 400 km em cerca de 1h15min, mesmo tendo realizado duas paradas. A velocidade média do percurso foi de 310 km/h.

"O TAV chinês é um exemplo para o Brasil, pois mostra como podemos, a partir de tecnologias já consagradas no mundo, desenvolver projetos próprios nesta área, bem como atender uma demanda em que o Brasil ainda não conseguiu dominar", comentou Marco Maia.

Em Nanjing, a comitiva foi recebida pela vice-presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular da Província de Jiangsu, Bai Suning. Nanjing é a capital de Jiangsu e possui uma população de aproximadamente 13 milhões de pessoas. "A comunidade de Nanjing dá uma esplêndida demonstração de que a China moderna é capaz de, mesmo com o seu crescimento acelerado, respeitar e preservar sua história e seus monumentos para as gerações futuras", disse Marco Maia.

Missão à China

Na quarta-feira (6), a comitiva brasileira partiu para Pequim, onde visitou o Centro de Controle Aeroespacial, situado na capital chinesa, e realizou encontro bilateral com o primeiro-ministro Wenjiabo e com o vice-presidente da Assembleia Popular da China, Wang Zhaoguo.

Integram a comitiva, além do presidente Marco Maia, os deputados Osmar Júnior (PCdoB-PI), presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil – China; Perpétua Almeida (PCdoB-AC), presidente da Comissão de Relações Exteriores, Jilmar Tatto (PT-SP), líder do PT; Bruno Araújo (PSDB-PE), líder do PSDB e Fábio Ramalho (PV-MG).

Texto e foto: Nazur Garcia