"Um ano no governo Dilma", artigo de Flávio Dino

 

Flávio Dino


Na última sexta-feira, 29, dia de São Pedro, completei um ano de gestão à frente da Embratur, o órgão do governo federal responsável pelo crescimento do nosso turismo internacional. É uma missão importante, confiada a mim pela presidenta Dilma, justamente neste momento em que o turismo brasileiro ganha uma nova importância.

A realização de megaeventos como a Rio+20 e a aproximação das datas dos seguintes, como Copa das Confederações, Copa do Mundo, Jogos Olímpicos e ParaOlímpicos, fazem com que possamos colocar o turismo brasileiro em um novo patamar.

No governo do presidente Lula, já tivemos um crescimento de 25% na entrada de turistas estrangeiros. Agora, nossa meta é saltar do patamar de 5,5 milhões de turistas estrangeiros por ano para a marca dos 10 milhões de turistas/ano, logo após os Jogos Olímpicos e ParaOlímpicos do Rio de Janeiro em 2016. Além de dobrar a entrada de turistas, vamos triplicar a entrada de divisas – chegando à meta de US$ 20 bilhões.

Com a cobertura de milhares de jornalistas de todo o mundo, esses megaeventos nos possibilitam uma exposição única. Será uma chance histórica, em gerações e gerações, de o Brasil ser comentado no mundo.

Para aproveitar essa oportunidade, a Embratur está trabalhando para diversificar a imagem do país no exterior. Além de nossos atributos de sol e praia, pelos quais já somos mundialmente conhecidos, queremos agregar nossas manifestações culturais, como música, gastronomia e artes, que são uma boa tradução da alma brasileira, que é o que mais encanta o turista estrangeiro.

Por isso, estamos trabalhando uma nova campanha publicitária do Brasil, que será lançada no próximo dia 25 de julho em Londres, pela presidenta Dilma. Nessa campanha, vamos valorizar a experiência cultural que é visitar o Brasil.

Também nas press trips – viagens guiadas para jornalistas – já temos valorizado a diversidade cultural brasileira. Foi o caso de press trip que realizamos no último fim de semana, trazendo jornalistas portugueses e espanhóis aqui a São Luís para conhecerem as festas juninas. Nos 12 meses em que estou à frente da Embratur, foram 90 press trips – com pelo menos 300 matérias publicadas como resultado direto.

Também tenho trabalhado para apoiar a comercialização de destinos nos diferentes estados, diversificando a entrada de turistas pelo Brasil e, portanto, descentralizando os ganhos financeiros com as entradas de divisas que, somente nos primeiros cinco meses deste ano, ultrapassaram US$ 3 bilhões.

Por isso, investi R$ 8 milhões no Programa de Apoio à Promoção Internacional de Voos Fretados, para auxiliar as secretarias de Turismo dos estados. Também disponibilizei, no ano passado, R$ 12 milhões para que os governos estaduais fizessem sua promoção internacional. E, este ano, vamos aplicar novamente o mesmo valor, além de R$ 5 milhões para os municípios – totalizando R$ 17 milhões este ano.

Em minha gestão, também resolvi aplicar R$ 3,8 milhões no Programa de Apoio à Captação e Promoção de Eventos Internacionais. Por intermédio de editais, a Embratur está selecionando projetos de órgãos públicos e de entidades sem fins lucrativos, para que mais eventos tragam dinheiro para a economia brasileira. Só na Rio+20, mais de R$ 70 milhões foram deixados pelos participantes nos 4 dias oficiais da conferência mundial.

Quanto ao Maranhão, apesar de, infelizmente, São Luís não sediar jogos da Copa do Mundo, o nosso estado está sendo contemplado na divulgação de seus destinos turísticos. As imagens de nossos atrativos turísticos mais conhecidos foram exibidas em estandes da Embratur nas feiras internacionais e em campanhas publicitárias nos mais variados lugares, como o metrô de Madri e no aeroporto de Lisboa. Foram também várias viagens com jornalistas de Inglaterra, Itália, Alemanha, Portugal, Holanda, Espanha e Estados Unidos para conhecerem os Lençóis Maranhenses e São Luís. No ano passado, o perfil da Embratur para estrangeiros no Facebook, com 110 mil seguidores de todo o mundo, dedicou uma semana temática sobre Maranhão, em que foram destacadas nossas belezas naturais e nossa cultura.

São muitas ações que nossa equipe vem realizando, visando ao bom cumprimento da missão de grande envergadura a que me dedico, servindo à causa do desenvolvimento do Brasil.

Fonte: Jornal Pequeno