Sem categoria

Fábio Palácio: Renato Archer é uma referência para o Brasil

"Homenagear uma referência do campo político democrático e nacionalista, destacando o seu legado e a atualidade de seu trabalho", afirmou Fábio Palácio, jornalista e diretor da Fundação Maurício Grabois, em entrevista à Rádio Vermelho, ao falar sobre o objetivo de realizar a homenagem a Renato Archer.

Joanne Mota, da Radio Vermelho em São Paulo

 

Segundo ele, a proposta da Fundação Maurício Grabois, que foi realizada em parceria com a Universidade Federal do Maranhão e o Instituto de Estudos e Cooperação Internacional (Lecint), tinha como objetivo homenagear os 90 anos de Renato Archer e lembrar suas contribuições para o país.

"Archer foi o primeiro ocupante do cargo de ministro de Estado da Ciência e Tecnologia. Teve papel importante também no campo diplomático. Como integrante da junta de governadores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), participou das definições internacionais sobre o uso da energia nuclear. Além disso, ele foi ainda subsecretário de Relações Exteriores na gestão de San Tiago Dantas, quando o Brasil, sob a presidência de João Goulart, adotou uma política externa de vanguarda", afirmou.

O evento, que teve ampla repercussão nas redes sociais e no meio acadêmico, cumpriu com seu papel de não só informar, mas também apresentar um momento importante da história do nosso país. Para tanto, contou com a presença de figuras como José Raimundo Braga Coelho, presidente da Agência Espacial Brasileira, José Raimundo Braga Coelho, que estava representando o ministro de Estado da Ciência e Tecnologia Marco Antônio Raupp; com Álvaro Rocha Filho, autor do livro Renato Archer: energia atômica, soberania e desenvolvimento; Antônio José Silva Oliveira, vice-reitor da Universidade Federal do Maranhão; José Monserrat Filho, Assessoria de Cooperação Internacional da Agência Espacial Brasil (AEB); Rex Nazaré Alves, ex-presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear e diretor de tecnologia da Faperj; Mário Guerra, capitão da Marinha; e do deputado federal Ricardo Archer, sobrinho-neto de Renato Archer.

Durante a entrevista, Palácio lembrou que o Ministro de Estado da Defesa Celso Amorim não pôde comparecer, mas enviou uma mensagem na qual reconhece os feitos de Archer. "Em sua mensagem, Celso Amorim reafirmou o legado de Archer para o Brasil. O ministro destacou que um dos principais projetos do governo Dilma, o Programa Ciência Sem Fronteiras, tem suas raízes nas primeiras propostas de Archer quando da criação do ministério".

Acompanhe a entrevista na íntegra: