Truth Goggles checa posts de políticos e mídia em tempo real

Seis meses depois do início dos testes com usuários, o sistema criado por um estudante de 24 anos começou a provocar calafrios entre os candidatos nas eleições norte-americanas de 2012, perplexidade na imprensa e uma enorme curiosidade entre eleitores e consumidores de informações jornalísticas.

Por Carlos Castilho, em O Observatório da Imprensa

Dan Schultz, que faz pós-graduação no Massachusetts Institute of Technology (MIT), anunciou um programa que permite ao leitor de um site noticioso clicar numa declaração de político, empresário ou personalidade publica e receber imediatamente na tela de seu computador o resultado da checagem feita pelo site Politifact, especializado em conferir dados, estatísticas ou fatos mencionados numa noticia.

Quando o projeto Truth Goggles* foi divulgado, em novembro do ano passado, o sistema começou a ser examinado com lupa pelos interessados diretos, especialmente os políticos e a imprensa, porque lidava com a credibilidade pública – setor onde os candidatos, funcionários públicos e a imprensa têm interesses vitais para sua sobrevivência como figuras públicas e como organizações.

Hoje, vários dos problemas iniciais já foram resolvidos graças ao financiamento de fundações como a Knight, que patrocina o trabalho de Schultz desde 2007, quando ele ainda estava no meio de seu curso de graduação em sistemas de informação. Há uma semana, o criador do Truth Goggles abriu o código fonte do programa para permitir que outros pesquisadores e programadores possam acelerar a sua implementação.

O patrulhamento eletrônico dos políticos, empresários, personalidades e jornalistas é um tema complicado porque, além de envolver questões técnicas, mexe também com fatores sociais, comportamentos, crenças e valores. Afinal, credibilidade é um fator transcendental na era da informação, pois é capaz de destruir em minutos reputações construídas durante décadas. Mas é também uma questão não menos crucial no terreno econômico porque, mais do que nunca, os negócios dependem hoje da confiabilidade em dados e estatísticas.

Por enquanto, apenas alguns sites selecionados disponibilizam o acesso ao Truth Goggles porque é necessário compatibilizar o conteúdo publicado e o software desenvolvido por Schultz. Até o momento, o programa acessa apenas uma base de 5.500 fontes de referência para checagem indexadas pelo Politifact. Vale para teste, mas ainda é pouco para uso operacional, já que a demanda por verificação de confiabilidade cresce na mesma proporção do aumento do material publicado na Web, estimado atualmente em cerca de três trilhões de gigabytes.

Há outro problema ainda não resolvido e que mostra a complexidade do tema certificação de credibilidade. O programa não pretende ser o único certificador, pois isto equivaleria a criar um monstro cibernético incompatível com a diversificação de percepções da realidade gerada pela avalancha informativa na internet. Também não pode ser transformado num formatador de opiniões ao assumir o papel de juiz entre notícias mais ou menos verídicas.

Há muitas incógnitas ainda sem solução no contexto do projeto Truth Goggles, mas, apesar de tudo, os principais centros de pesquisa dos Estados Unidos, envolvidos no estudo dos problemas sociais criados pelas inovações tecnológicas, como o Media Lab do MIT, coincidem que Dan Schultz está no caminho certo. Quem desejar acompanhar a evolução do projeto pode acessar o blog pessoal de Schultz ou a página do Nieman Journalism Lab que contém links para matérias anteriores.

***
* Neste link você pode se cadastrar para receber informações sobre o andamento do projeto. Para fazer um test drive clique na pagina http://www.niemanlab.org/2012/07/are-you-sure-thats-true-truth-goggles-tackles-fishy-claims-at-the-moment-of-consumption/ e acione o link da frase click here to activate Truth Goggles.

Fonte: Observatório da Imprensa