Lopes está entre melhores parlamentares na defesa do consumidor 

O site Congresso em Foco, especialista na cobertura do Congresso Nacional, apontou o deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE) entre os cinco melhores parlamentares na Defesa do Consumidor neste ano. Chico Lopes é um dos cinco finalistas do 7º Prêmio Congresso em Foco 2012, nessa área específica, na avaliação dos jornalistas que acompanham as atividades da Câmara e do Senado.

Chico Lopes: Ao todo, somente 33 dos 513 deputados federais e 17 dos 81 senadores ficaram entre os melhores parlamentares do ano, de acordo com o levantamento do Prêmio, cujos finalistas foram anunciados nesta segunda-feira (13), pelo Congresso em Foco.

Para Chico Lopes (foto), membro da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados, a presença na lista dos cinco melhores parlamentares reflete o reconhecimento à sua militância histórica na área – incluindo, em seus dois mandatos como deputado federal, participação direta em grandes conquistas, como o controle e a redução das tarifas bancárias.

E, neste ano, as atividades pela redução da tarifa de energia elétrica, a luta pelo preço justo da telefonia e contra o "roaming", as ações e a campanha em prol do ressarcimento de R$ 8 bilhões aos consumidores de energia de todo o país.

"Agradeço pela menção, principalmente porque vem dos jornalistas que cobrem as atividades da Defesa do Consumidor e nos ajudam a levar às pessoas essas grandes bandeiras. O conhecimento das pessoas sobre seus direitos é muito importante. Quanto mais divulgação as ações em defesa do consumidor tiverem, mais avançamos para fazer valer esses direitos", afirma Chico Lopes.

"Apesar dos muitos avanços que foram conquistados, a defesa do consumidor segue com grandes desafios. O respeito aos direitos do consumidor precisa ser construído no dia a dia. O consumidor não aceita mais ser desrespeitado, por cobranças indevidas em bancos, produtos entregues com defeito, serviços prestados sem qualidade, abusos nas ligações de telemarketing, comercialização dos cadastros de dados dos cidadãos. Seguimos nessa luta", acrescenta Chico Lopes.

Voto dos internautas

De acordo com o site, a partir de hoje o Prêmio entra em sua segunda fase, com o início da votação geral pela internet. Todos os 50 parlamentares escolhidos pelos jornalistas já garantiram algum tipo de distinção no evento de premiação, que será realizado em Brasília em 8 de novembro: troféu, placa de homenagem ou certificado.

Caberá aos internautas decidir a classificação final das duas categorias principais – a de melhor deputado e melhor senador – e das outras nove categorias especiais contempladas.

Nas duas categorias gerais, foram indicados os 25 nomes mais destacados na Câmara e os dez mais votados no Senado. Também avançaram à etapa final os cinco parlamentares mais destacados pelos jornalistas nas categorias especiais – entre elas, a de Defesa do Consumidor. Além de Chico Lopes, apenas um deputado federal foi apontado na lista dos cinco melhores nessa área, em que os senadores são maioria, com três representantes.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Dep. Chico Lopes