Serguei Lavrov: Pressão europeia sobre Belarus é ineficaz

O Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, afirmou que a pressão exercida pela União Europeia sobre a Belarus é totalmente ineficaz. "A pressão que Belarus está enfrentando é sem precedentes e a União Europeia poderia se convencer da inutilidade das sanções econômicas decretadas contra o país. Estas sanções prejudicam a população e não ajudam a resolver problemas de nenhum país.”

Serguei Lavrov disse ainda que a União Europeia está fazendo com a Belarus o mesmo que os Estados Unidos estão fazendo contra o Irã ao decretar as sanções de forma unilateral. Por sua vez, o Ministro das Relações Exteriores da Belarus, Serguei Martinov, destacou que a Belarus rejeita a política de sanções e pretende estabelecer relações construtivas com a União Europeia e outros países.

As relações entre a União Europeia e Minsk se agravaram em fevereiro passado logo depois que Bruxelas ampliou as sanções impostas em dezembro de 2010 à Belarus por violação de direitos humanos.

Em resposta, a Belarus recomendou aos embaixadores europeus em Minsk que retornassem aos seus países de origem. Na réplica, os países da União Europeia chamaram de volta os seus embaixadores credenciados em território belarusso e criaram uma espécie de lista negra com os nomes de altos funcionários, empresários e empresas do país impedidos de entrar nas nações membros da entidade. A relação contem 243 nomes.

Fonte: Diário da Rússia