Após campanha na TV, Haddad avança e disputa 2° lugar com Serra 

De acordo com pesquisa divulgada nesta quinta-feira (30), o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad subiu cinco pontos na preferência do eleitorado e agora está tecnicamente empatado na vice-liderança da disputa na capital paulista com o tucano José Serra (PSDB), que perdeu seis pontos em relação ao último levantamento.

Joanne Mota com agências

Após início da propaganda eleitoral no rádio e na TV, Fernando Haddad cresceu de 9% para 16% desde a pesquisa anterior, feita entre 13 e 15 de agosto. Como a margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos, Serra pode ter de 17% a 23% e Haddad, de 13% a 19% – daí o empate técnico.

Leia também:

Serra desaba em São Paulo; Manuela avança em Porto Alegre

Haddad foca em Educação e Transporte em entrevista na internet

Bilhete Único Mensal vira 'personagem' da semana na disputa eleitoral


Com esses números, Serra – líder nas pesquisas de rejeição, com 43% – vê ameaçadas suas chances de chegar ao segundo turno. Se a eleição fosse hoje, o tucano teria votação equivalente à que Geraldo Alckmin (PSDB) alcançou em 2008, quando disputou a eleição pela Prefeitura e terminou em terceiro lugar, atrás de Gilberto Kassab (então no DEM) e Marta Suplicy (PT).

O candidato do PRB, Celso Russomanno, aparece com 31% das intenções de voto – mesmo índice revelado na pesquisa do último dia 21. Gabriel Chalita (PMDB) manteve os 5% de preferência, enquanto Soninha Francine , do PPS, oscilou um ponto para baixo, ficando com 4%. O candidato do PDT, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força , perdeu quatro pontos, ficando com 1%.

O Ibope também avaliou a opinião dos eleitores sobre a administração prefeito Gilberto Kassab. Segundo a pesquisa, a gestão do prefeito foi considerada ruim ou péssima por 48% e boa ou ótima por 17%.