Andrey 65111 realiza plenária de Arte e Cultura

As Artes e a Cultura foram pauta da plenária temática realizada no Comitê Compromisso com Aracaju do vereador Andrey 65111. Foi uma noite de muita celebração, que contou com a participação de diversos artistas, amigos e incentivadores da campanha do futuro parlamentar. O objetivo do evento foi debater assuntos pertinentes a área da Cultura em nossa cidade e sobre políticas públicas que atendam as necessidades dos trabalhadores desse seguimento.

Andrey_plenária

O teatro, a dança, a música e a grafitagem tomaram conta dos espaços do comitê. A noite foi aberta com uma performance de Afoxê comandado pelo babalorixá Fernando Kassideran, onde foram entoados vários cânticos da Cultura Afro em homenagem aos orixás Ossaen, Oxóssi, Oxum e Obaluaiyê. Em seguida, o grupo teatral “Historiaencena” apresentou a esquete “Reflexões” que teve como tema, “a valorização do voto consciente”. Já na sala de entrada do comitê, os meninos do “Grafite Aju” realizaram intervenções gráficas e coloriram ainda mais o espaço.

Após as apresentações, os presentes fizeram a leitura de um documento com “propostas para a política municipal de Cultura”. Esses apontamentos foram feitos de forma colaborativa por vários artistas, produtores e consumidores de cultura e será levado e apresentado ao candidato a prefeito Valadares Filho.

De acordo com Andrey, “é preciso acreditar que a gente pode mudar a realidade de nossa cidade em diversos aspectos. Se a gente não acreditar que pode mudar, a gente não acredita na vida, e no dinamismo da vida e principalmente no dinamismo de nossa Cultura. Penso que a nossa Cultura precisa de todo respeito e necessita ganhar cada vez mais visibilidade”, comentou.

O babalorixá Fernando Kassideran confessou que ao ler o documento elaborado se sentiu contemplado em vários aspectos e acredita no resgate de várias dessas propostas. “Muito dos itens apontados neste documento remetem à minha juventude. Várias dessas propostas, em certo momento da história de Aracaju, já foram realizadas, mas infelizmente o poder público abriu mão dessas atividades. Lembro-me de quando jovem ter participado de várias oficinas de teatro, dança, canto, etc. Havia valorização desse tipo de coisa na nossa escola e em espaços nos bairros destinados a promoção das Artes”, relembrou.

O vocalista da Banda Afro-Odoyá, Roberto Feitosa, confia que a valorização da Cultura será também uma das prioridades do futuro vereador. “Conheço Andrey há bastante tempo e sempre vi o empenho dele em favor da cultura sergipana. Ele sem dúvida é a pessoa mais indicada para defender os nossos interesses”.

Para o educador e funcionário público, Leonardo Lima, “a população precisa valorizar cada vez mais a cultura local, e a base para essa valorização está na Educação. Acredito que Andrey será um ótimo representante no parlamento, pois como educador ele também entende a importância de investir em Educação”, destacou.

A fotógrafa e diretora de turismo de Aracaju, Tanit Bezerra, ressaltou a importância de perceber o que a atual gestão municipal tem feito pela valorização cultural. “É interessante saber que nossa arte tem sido vista por muitos, a exemplo da Orquestra Sanfônica de Aracaju, que viaja o Brasil inteiro levando o nome de nossa gente”. Ela também destacou o trabalho desenvolvido pela Escola de Artes Valdice Teles e acrescentou. “Sei que tem algumas coisas sendo realizadas e acho importante a gente falar sobre elas, e entendo perfeitamente a importância de termos alguém como Andrey nos representando. Para que ele possa desenvolver um trabalho que mantenha o que já temos e realize muito mais”, finalizou.

Vale ressaltar que as propostas que estão no documento ainda não foram finalizadas e todos podem colaborar na construção. O texto pode ser conferido na íntegra no site http://vereadorandrey65111.com.br, ou na fan page https://www.facebook.com/VereadorAndrey65111.