Ato denuncia desmonte das bibliotecas nas gestões Serra-Kassab

O Fórum Mudar São Paulo de Educação e Cultura promove, nesta quarta-feira (5), uma manifestação político-cultural para denunciar o desmonte das bibliotecas públicas de São Paulo e a falta de políticas para o setor.

O ato ocorre a partir das 9 horas, em frente à Biblioteca Municipal Mário de Andrade (Rua da Consolação, 94, no Centro da capital), e contará com a presença de Nádia Campeão, candidata a vice-prefeita de Fernando Haddad pela coligação Para Mudar e Renovar São Paulo (PT, PSB, PP e PCdoB).

Além de denunciar o descaso da Prefeitura paulistana nas gestões de José Serra (2005-2006) e Gilberto Kassab (2006-2012), a atividade marcará o lançamento do manifesto “Por uma Política do Livro e do Incentivo à Leitura para o Município de São Paulo”.

Entre os mais de mil apoiadores do abaixo-assinado, estão Fernando Haddad e Nádia Campeão, que aderiram em 26 de agosto, durante a Feira da Vila Madalena. O Fórum Mudar São Paulo aproveitará o ato para fazer uma entrega simbólica do manifesto a Nádia.

Segundo o movimento, a dupla Serra-Kassab submeteu as áreas de Educação e Cultura às “políticas conservadoras” da administração municipal. “São ações avessas ao interesse coletivo, marcadas pela insensibilidade social, pelo desprezo à ‘coisa pública’ e até por um viés elitista-higienista”, aponta o manifesto.

O texto também apresenta 28 propostas para uma “política pública municipal do livro e da leitura” em São Paulo. “Lutamos para que os bairros em que moram e vivem os trabalhadores, suas famílias e filhos, se tornem locais de cultura. O vazio cultural de nossas periferias, tratadas, inclusive pelo poder público, como bairros-dormitórios, ofende a quem produz a riqueza de nossa cidade.”

Para conhecer e assinar o manifesto, visite o blog do Fórum Mudar São Paulo de Educação e Cultura.

Serviço

Ato Cultural: Lançamento do Manifesto "Por uma Política do Livro e do Incentivo à Leitura para o Município de São Paulo"
Data: 5 de setembro, às 9 horas
Local: em frente à Biblioteca Municipal Mário de Andrade (Rua da Consolação, 94, Centro de São Paulo)

Informações da assessoria do Fórum Mudar São Paulo de Educação e Cultura