Governo anuncia Plano Medalha para apoiar atletas para 2016

A presidenta da República, Dilma Rousseff, e o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, lançam, nesta quinta-feira (13), às 15 horas, em solenidade no Palácio do Planalto, o Plano Medalha, idealizado pelo governo para apoiar os atletas brasileiros que vão participar da Olimpíada do Rio em 2016. O objetivo é alcançar a meta do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) de que o Brasil figure entre os dez países de maior destaque nos Jogos de 2016.

O ministro Aldo Rebelo confirmou, nesta quarta-feira (12), o lançamento do Plano, mas não quis dar detalhas. "Não (vai ter meta numérica), vai ser uma aproximação”, disse. E acrescentou que o Plano Medalha será "um projeto social muito importante para manter a supremacia do país no esporte mundial. O Plano Medalha deverá ser feito dentro dos parâmetros da Lei de Incentivo ao Esporte", explicou.

Este ano, o Brasil superou a meta do COB, ficando com 17 medalhas nas Olimpíadas de Londres, ante as 15 esperadas. Mas ficou abaixo das 20 desejadas pelo governo.

Também participarão da cerimônia os presidentes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, e do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons, além de atletas medalhistas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Londres 2012. Após o anúncio, haverá entrevista coletiva com a presença do ministro Aldo Rebelo.

Da redação em Brasília
Com agências