Fundação diz que Da Vinci pintou Mona Lisa mais jovem

A Fundação Mona Lisa, com sede na Suíça, apresentou nesta quinta-feira (27), uma outra versão do famoso quadro de Leonardo da Vinci. Conhecida como a Mona Lisa de Isleworth, o quadro apresentado nesta quinta é um pouco maior do que o da Gioconda, suas cores são mais vivas e retratam uma moça "mais jovem" do que a pintura que é exibida no Louvre. Parte da crítica, porém, se mostra cética em relação à autoria do quadro.

monalisa

A fundação afirma que já no século XVI várias fontes alertaram que Leonardo havia criado duas versões da Mona Lisa, uma para o marido de Gherardini e outra para Giuliano de Médici, seu patrão, o que, segundo a entidade, as técnicas atuais confirmaram ao corroborar que ambos os retratos foram pintados pelo mesmo artista. Os estudos, segundo a entidade, duraram cerca de três décadas.

A fundação lembrou ainda que Leonardo fez mais de uma versão de vários de seus quadros, e citou, entre outros, o caso da "Virgem das Rochas". Todas estas provas foram compiladas em um livro de 320 páginas que também foi apresentado hoje e com o qual a fundação defenderá sua obra, que não foi avaliada porque "aparentemente" não há indícios de que o consórcio que a possui queira vendê-la.

A descoberta ganhou apoio do irlandês Stanley Feldman e seu irmão David, membros da Fundação Mona Lisa. Envolvidos há muito tempo no mundo da arte, eles disseram que a evidência histórica, a comparação crítica e o exame científico usando as técnicas mais modernas sustentam a opinião deles sobre o quadro.

Apoiando com cautela a tese das "duas versões", estão o especialista italiano Alessandro Vezzosi, também integrante da fundação, e o especialista baseado nos Estados Unidos, Carlo Pedretti.

Outros estudiosos da obra do artista renascentista que mudou a história da arte mundial continuam céticos em relação ao quadro apresentando pela Fundação Mona Lisa. Para eles, a única original de Da Vinci é a "Mona Lisa", chamada de "La Gioconda" ou "La Joconde", em homenagem a Lisa Gherardini, a mulher do nobre italiano do século 16 Francesco Del Giacondo, que encomendou ao pintor um retrato dela.

Com Época