Altamiro Borges: O PT devia processar o DataSerra

O segundo turno para a prefeitura da capital paulista já está definido. A briga será entre o eterno candidato José Serra (PSDB), que representa o velho, e Fernando Haddad (PT), que expressa o novo neste pleito. A batalha será das mais duras e exigirá total concentração de energia e talento para derrotar o tucano.

Por Altamiro Borges*

Mas o PT bem que poderia já acionar sua assessoria jurídica para processar o instituto Datafolha – também conhecido como DataSerra ou Datafalha. O que ele fez nesta eleição é, no mínimo, suspeito e exige investigação.

Durante toda a campanha eleitoral, o instituto do Grupo Folha – o mesmo que edita o jornal Folha tucana – sempre apontou o candidato petista na terceira colocação e fora do segundo turno. Ontem, na reta de chegada, ele difundiu uma pesquisa que dava 28% dos votos para Serra, 27% para Russomanno e 21% para Haddad. Na análise publicada na edição online do jornal, o próprio diretor do instituto confessou que as pesquisas interferem na decisão do eleitorado.

Fica a pergunta: o Datafolha manipulou as suas sondagens, utilizando-se sempre da desculpa da chamada "margem do erro"? Foi um erro de metodologia de pesquisa ou um golpe político para servir ao candidato tucano – um conhecido amigo da famiglia Frias?

*Altamiro Borges é jornalista, blogueiro e presidente do Centro do Estudos de Mídia Barão de Itararé.

Fonte: Blog do Miro