Sem categoria

Renato Rabelo avalia avanço do PCdoB e derrota da direita

“Nesse momento a convocação é que a militância não tire os pés da rua, precisamos dar continuidade aos avanços do nosso Partido e podemos sim chegar a vitória no 2° turno”. Essa foi uma das afirmativas feitas por Renato Rabelo, presidente nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), em mais uma edição do programa “Palavra do Presidente”.

Joanne Mota, da Rádio Vermelho em São Paulo

Durante a conversa, Renato reafirmou que "no 2° turno a polarização entre um projeto conservador, que tem os tucanos como expoente, e um projeto progressista e popular fica muito mais nítida. E o PCdoB está preparado para defender o seus projetos e dar continuidade ao processo de mudanças inaugurado por Lula e Dilma”.

Ouça também:
Renato: Militância e projeto foram centrais nas campanhas do PCdoB
Luciana Santos: nossa vitória consagra um ciclo virtuoso em PE
PHA: O saco dos tucanos está vazio; bye bye José Serra

Segundo ele, o 1° turno deixou claro que o PCdoB avançou nestas eleições. “Estamos vivendo um ciclo de crescimento gradativo. E por que isso acontece? Ocorre porque em 2012 o PCdoB realizou uma campanha de grande dimensão, com investimento grande e com resultados muito positivos.”

Renato pontua que o Partido nunca havia feito um investimento como o que foi realizado na campanha de 2012. “Investimento esse que envolveu o PCdoB em pleitos importantes em grandes e médias capitais, projetando nossas lideranças, mostrando a cara do Partido, mobilizando a força de nossa militância e reafirmando nossa proposta de construir um projeto nacional de desenvolvimento.”

De posse dos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Renato destaca os avanços do Partido já no 1° turno. “Aumentamos o número de prefeitos em 30%, ou seja, elegemos já no 1° turno 51 prefeitos, e vamos para o 2° turno em quatro cidades importantes, sendo uma delas uma capital de grande importância, Manaus. Um avanço frente aos 42 prefeitos eleitos em 2008”, explicou.

Além disso, o dirigente destacou a reeleição, já no 1° turno, em duas cidades de grande expressividade, Olinda, em Pernambuco, e Juazeiro, no norte da Bahia. “Dois símbolos de gestões do PCdoB. Lembrando que no caso de Olinda, gestão comunista iniciada por Luciana Santos e continuada por Renildo Calheiros, caminhamos para o 4° mandato, sempre ganhando nos primeiros turnos. E no caso de Juazeiro, Isaac Carvalho, além de ter uma gestão muito bem avaliada, com sua gestão reafirma o que o PCdoB defendeu durante toda campanha: é possível construir cidades mais humanas”, destacou o presidente.

Sobre o número de vereadores, Renato ressaltou o crescimento do Partido, nestas eleições, em 56%. “Em 2008, o PCdoB elegeu 612 vereadores, já em 2012 atingimos a marca de 952 vereadores. Número que já esperamos, pois estimamos eleger pelo menos mil candidatos ao legislativo municipal”.

Rumo ao 2° turno

O presidente do PCdoB reflete sobre a disputa no 2° turno e sobre o papel da militância nesse processo.

“Vamos para 2° turno em Manaus, uma disputa difícil, pois estamos enfrentando uma força tucana daquele estado. Seguiremos uma campanha limpa e propositiva, reforçando nossas alianças. Já conversei com o presidente Lula e ele sinalizou intensificar o apoio a Vanessa neste segundo turno”, pontuou Renato.

Além de Manaus, Renato avaliou a disputa em outras cidades, como Contagem, em Minas Gerais, e Jundiaí, em São Paulo, ambas as candidaturas vão para o 2° turno em primeiro lugar. Além delas destacou o avanço das forças comunistas em Belford Roxo (RJ).

No caso de São Luis (MA) com destaque para a figura de Flávio Dino na coordenação da campanha, o que já projeta o caminho para 2014 naquele estado.

Sobre as disputas a vice-prefeituras, Renato frisou que a vitória comunista no Recife e lembrou que cenários como o de São Paulo, Salvador, Belém e Rio Branco apontam grandes chances de vitória no 2° turno.

Papel da militância

Sobre o papel da militância nestas eleições, Renato lembra que este foi e é de suma importância para as batalhas travadas pelo nosso Partido.

“O nosso êxito no primeiro turno possuiu dois fatores centrais, a militância e o projeto apresentado. Desse modo, o papel da militância é um papel-chave no processo do 2° turno. E nesse momento a convocação é que a militância não tire os pés da rua, precisamos dar continuidade aos avanços do no Partido e podemos sim chegar a vitória no 2° turno”, externou Renato.

Derrota da direita e avanço das forças progressistas

Renato destaca que outro resultado importante destas eleições é o recuo da direita no número de candidatos eleitos. “O PSDB sai, destas eleições, mais fragilizado quando comparamos com 2008 e o DEM despenca, perdendo 200 prefeituras. Além disso, de forma geral houve um avanço significativo dos partidos da base da presidenta Dilma Rousseff", problematizou o dirigente.

Ouça a íntegra do programa: