China pode negociar com Índia questão histórica de fronteira

O porta-voz da chancelaria chinesa, Hong Lei, afirmou nesta quinta-feira (18) em Pequim que sobre as questões históricas de fronteira da China e Índia, a parte chinesa está disposta a procurar uma solução justa, razoável e aceitável pelas ambas as partes da questão, a fim de garantir a paz e tranquilidade da região.

Há cinquenta anos, ocorreu um conflito entre os dois países para o estabelecimento de parte da fronteira e até o momento, a linha fronteiriça entre os dois países ainda não está clara.

Hong Lei disse que neste ano, o presidente chinês, Hu Jintao e o premiê indiano, Manmohan Singh, anunciaram e iniciaram em parceria o "Ano de Cooperação Amistosa China-Índia".

Além do mais, as relações bilaterais mantêm uma boa tendência de desenvolvimento. Os intercâmbios de alto nível entre os dois países têm sido aprofundados, bem como as cooperações em diversas áreas. Os dois países mantêm também um bom diálogo e coordenação em grandes questões internacionais e regionais.

A China está disposta a esforçar, junto com a parte indiana, para continuar a pôr em prática os consensos estabelecidos por seus líderes, além de promover a confiança mútua estratégica, aprofundar a reciprocidade e incentivar o desenvolvimento comum.

Fonte: Rádio Internacional da China