Com Enem, jovens terão acesso a 91% das vagas em federais 

Em sua 15ª edição, que ocorre neste fim de semana, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se tornou a principal porta de acesso às universidades federais do país. Segundo levantamento publicado na imprensa, nesta sexta-feira (2), das 165.854 vagas que devem ser oferecidas pelas federais no fim do ano, 150.774 poderão ser disputadas com auxílio do Enem, o que corresponde a 90,9% do total.

Os números ainda podem sofrer alterações porque algumas universidades ainda não publicaram o edital de seleção.

Leia também:

Enem: 566 mil trabalharam para garantir o exame, diz Mercadante


Pelo levantamento, 34 das 59 instituições federais usarão exclusivamente a nota da prova no processo de seleção para ingresso no início de 2013.

Outras 23 universidades utilizam o desempenho do candidato no Enem de três formas na seleção: para substituir o vestibular de parte dos cursos ofertados, para substituir a primeira etapa de seleção ou como bônus na composição da nota final.

Apenas duas instituições usam o Enem somente para as vagas remanescentes no processo seletivo.

Diante do peso do Enem para o acesso ao ensino superior, o número de inscritos na prova tem sido crescente. Entre 1998, data da primeira edição, e 2012, o número de candidatos aumentou quase 37 vezes, ou seja, saltou de 157,2 mil para 5,79 milhões.

Em entrevista à imprensa, Ocimar Alavarse, professor de Educação da USP, afirmou que "o Enem está se transformando crescentemente num vestibular nacional".

Modernização

Em 2009, o Ministério da Educação (MEC) decidiu reformular, totalmente, o exame. Na ocasião, a pasta encaminhou uma carta à Andifes (associação de reitores) defendendo a nova política. Entre os argumentos estavam a indução a um currículo do ensino médio mais homogêneo e maior democratização do acesso às vagas.

"Exames descentralizados favorecem aqueles estudantes com mais condições de se deslocar pelo país", alegou o MEC.

Fonte: Folha de São Paulo