PetroChina comprará bens de gigante de recursos do mundo

A PetroChina Co., principal produtora de petróleo e gás da China, assinou um acordo com a BHP Billiton, principal empresa de recursos do mundo com sede na Austrália, para comprar as ações de suas duas joint ventures a preço de cerca de US$ 1,63 bilhão.

A PetroChina anunciou na quarta-feira que comprará 8,33 e 20% das ações da East Browse Joint Venture e West Browse Joint Venture, respectivamente, através da sua subsidiária PetroChina International Investment (Austrália) Pty Ltd..

"Esta é uma excelente oportunidade para ambas as empresas. A PetroChina adquiriu participações em recursos de gás de classe mundial e a BHP Billiton vendeu um ativo não estratégico", disse J Michael Yeager, chefe executivo da divisão de petróleo da BHP Billiton.

A transação marca a primeira participação do gigante de petróleo da China em exploração de gás natural na plataforma continental do noroeste da Austrália, de acordo com a PetroChina.

A empresa espera que a compra seja concluída no primeiro semestre de 2013, após ser aprovada pelos reguladores e atender a condições habituais.

Os outros participantes nas duas joint ventures, como a Woodside Petroleum Ltd. e Royal Dutch Shell Plc, detêm o direito de concorrer com a PetroChina apresentando uma oferta para atender a consideração da BHP Billiton durante um prazo habitual.

Fonte: Rádio Internacional da China