Vietnã agradece Rússia e China pelo apoio a independência

O Vietnã agradeceu aos povos e Forças Armadas da Rússia e China por seu apoio material e espiritual à luta pela independência nacional em ocasião do 40º aniversário da decisiva batalha de Hanói contra a aviação estadunidense.

O vice-premiê Nguyen Thien Nhan

O vice-premiê Nguyen Thien Nhan manifestou o agradecimento em uma declaração ao receber, em Hanoi, o general Bondarev Viktor Nhikolaevich, comandante-em-chefe da Força Aérea da Federação Russa e o general Wang Yisheng, subchefe do Estado Maior da Força Aérea do Exército Popular de Libertação da China.

Durante a recepção, Nguyen Thien Nhan expressou a convicção de que a presença de Nhikolaevich fortalecerá os laços bilaterais e a cooperação dos corpos militares afins, inseridos na ampla associação estratégica entre Vietnã e Rússia. Por sua vez o alto militar russo destacou a importância de continuar a colaboração defensiva, focada em particular no intercâmbio de delegações, e o treinamento de oficiais vietnamitas.

Nhan também considerou importante a cooperação com a China ao se reunir com Wang Yisheng, a quem sugeriu a adoção de medidas conjuntas para elevar a eficiência e qualidade profissional entre suas respectivas força aéreas.

No mesmo dia os chefes militares da Rússia e China foram recebidos também pelo ministro de defesa nacional, general Phung Quang Thanh, quem se referiu às boas relações entre seus países.