Sem categoria

PCdoB reúne prefeitos e vices de todo o Brasil

Nos próximos dias 26 e 27 de janeiro o PCdoB realiza, em Brasília, o 1º Encontro Nacional de Prefeitos e Vice-Prefeitos. No pleito de 2012 o Partido elegeu em todo o Brasil 56 prefeitos e 85 vice-prefeitos. Nos 85 municípios com mais de 200 mil eleitores e que tem dois turnos, o Partido foi o que, proporcionalmente, mais cresceu, triplicando sua votação e alcançando a 6ª colocação entre os mais votados.

Segundo do presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, o encontro visa orientar os representantes dos Executivos municipais para o Programa que o PCdoB tem defendido para as cidades dentro da visão de humanização, democratização e modernização. “É o momento do Partido unificar uma política comum com esses prefeitos e vice-prefeitos”, afirma Renato.

O dirigente nacional explica que também serão realizados debates de políticas públicas de interesse dos municípios – através de palestras temáticas “para que eles possam ter referências e possibilidades de condução dessas políticas atuais”.

Renato ressalta ainda que o encontro irá abordar a relação dos prefeitos com a União e com os governos estaduais. “Esse é um problema importante porque hoje os prefeitos não têm condição de governar os municípios sem procurar construir essa relação com os governos estaduais e, sobretudo com a União. Os municípios dependem muito de fundos de participação sobre o controle da União”.

O resultado eleitoral e o sucesso das administrações comunistas significam a aplicação prática da política partidária, que afirma a importância do fortalecimento da participação do PCdoB na frente institucional, como forma de acumulação de forças para a construção do Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento para o Brasil. A atividade deve servir ainda para estreitar as relações dos gestores públicos municipais entre si e com a direção partidária.

Da redação,
Mariana Viel