DF vai aderir ao Sistema Nacional de Cultura 

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, anunciou que o Distrito Federal vai integrar o Sistema Nacional de Cultura (SNC). O sistema permite que o governo federal envie dinheiro aos estados, municípios e o Distrito Federal para incentivar atividades culturais.

Para que o estado ou município consiga receber verbas do Ministério é obrigado a aderir ao SNC e promover ações de cultura, como o Conselho de Cultura. “Precisamos saber onde está indo aquele recurso”, disse a ministra, explicando que “temos instituído uma organicidade na cultura como nós temos, por exemplo, no Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Em entrevista nesta quinta-feira (17) no programa de rádio Bom Dia Ministro, ela disse ainda estar empenhada em ampliar o sistema. No final do mês, o ministério vai receber grupos de prefeitos para explicar as condições para entrar no SNC.

A ministra falou também sobre o Vale-Cultura e a Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. Marta Suplicy disse que, dos R$70 milhões destinados à Biblioteca Nacional, R$30 milhões são destinados à construção de uma nova biblioteca no Porto Maravilha, no Rio.

Fonte: Agência Brasil