Vereador comunista será líder do Executivo na Câmara de Vitória

O vereador Namy Chequer (PCdoB-ES), foi escolhido líder do prefeito Luciano Resende (PPS) na Câmara Municipal de Vitória (ES). A confirmação aconteceu no final de sexta-feira (18), após reunião realizada na capital. O principal papel da liderança do Executivo no Poder Legislativo é defender e articular a aprovação de projetos de interesse da Administração.

Luciano Resende e Namy Chequer

Ao novo líder, o prefeito garantiu que vai valorizar a Casa, submetendo à discussão os vários projetos apresentados durante a campanha eleitoral. “Luciano tem mantido uma relação harmoniosa e respeitosa com os vereadores, prova disso foi o distanciamento que manteve durante a eleição da mesa diretora da casa”, afirmou Namy Chequer.

Uma das características da atual legislatura é a diversidade política. Para o quadriênio 2013-2016, os eleitores de Vitória escolheram vereadores de onze partidos diferentes para as 15 cadeiras. Eleito pela quinta vez, Namy é o parlamentar mais experiente da Casa e tem bom trânsito entre os colegas. “Luciano Resende construiu uma maioria importante na Câmara e isso vai facilitar a aprovação de leis de interesse da cidade”, destacou.

Eleições

A eleição municipal em Vitória foi decidida no segundo turno, após uma disputa agressiva e acirrada. Desde o primeiro turno, o candidato do PPS fez campanha de oposição à candidatura do PSDB, que liderava as pesquisas de opinião. Luciano venceu com 52,73% e Luiz Paulo (PSDB) obteve 47,27% dos votos válidos. O PCdoB participou da campanha de Luciano Resende no segundo turno, após ter defendido a candidata Iriny Lopes (PT) na primeira etapa do pleito.

Aproximação com Dilma

Namy acredita que a administração de Vitória será ampla e contemplará as várias forças políticas da cidade, incluindo as mais progressistas. “A escolha de um parlamentar do PCdoB, que faz parte da base da presidente Dilma Rouseff, mostra uma intenção de aproximação com esse campo,” completou.

De Vitória (ES),
Leonardo Lopes