Vendas de celulares recuam 1,7% no mundo em 2012
As vendas globais de celulares atingiram 1,75 bilhão de unidades em 2012, o que representou uma queda de 1,7% sobre 2011, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (13) pelo Gartner. Apesar do declínio, a empresa de pesquisas destacou o recorde de vendas de 207,7 milhões de smartphones no quarto trimestre, uma alta de 38,3% se comparada ao mesmo período do ano anterior.
Publicado 13/02/2013 09:35
“A última vez que o mercado de celulares teve uma queda foi em 2009”, afirmou Anshul Gupta, analista de pesquisas do Gartner. “As duras condições econômicas, as preferências inconstantes dos consumidores e a intensa concorrência enfraqueceram o mercado global de celulares nesse ano”, acrescentou.
A demanda pelos chamados “feature phones” – celulares com recursos básicos de vídeo e acesso a internet – permaneceu fraca no quarto trimestre, registrando vendas de 264,4 milhões de unidades, queda de 19,3% na comparação anual. Para os analistas do Gartner, essa tendência deve ser reforçada neste ano. Já na categoria de smartphones, a previsão para 2013 é que as vendas fiquem perto de 1 bilhão de unidades. A projeção para o mercado global de celulares para o período, por sua vez, é de 1,9 bilhão de unidades.
No quarto trimestre, a Apple e a Samsung ampliaram sua participação somada no mercado global de smartphones, de 46,4%, um ano antes, para 52%. A Samsung encerrou 2012 na primeira posição, tanto na categoria de smartphones, como nas vendas gerais de celulares. Nessa última vertente, a companhia sul-coreana atingiu a marca de 384,6 milhões de unidades, com uma participação de 22%, contra 17,7% de um ano antes. A Apple fechou o ano com 130,1 milhões de smartphones vendidos, ampliando sua participação de 5% para 7,5% no total de celulares.
Com 333,9 milhões de celulares vendidos em 2013, a Nokia viu sua participação cair de 23,8% para 19,1%. A chinesa ZTE ficou em quarto lugar, com 67,3 milhões de unidades, aumentando sua fatia de 3,2% para 3,9%. Em seguida vieram a sul-coreana LG Electronics e a também chinesa Huawei, com 3,3% e 2,7% de participação, respectivamente.
No segmento de sistemas operacionais para smartphones, o Android, do Google, saltou de uma participação de 51,3% no quarto trimestre de 2011 para 69,7% no mesmo período de 2012, alcançando 144,7 milhões de unidades. O iOS, da Apple, ficou em segundo lugar, com 43,4 milhões de unidades e uma fatia de 20,9%. No período correspondente de 2011, a companhia americana detinha uma participação de 23,6%. No trimestre, o Gartner destacou ainda a queda de 44,4% nas vendas de aparelhos com o sistema operacional Blackberry e o crescimento de 124,2% nas de aparelhos baseados no Windows Phone, sistema operacional móvel da Microsoft.
Fonte: Valor Econômico