Pesquisa revela: interesse em compra de imóveis aumenta

Quase oito milhões de famílias de classe média afirmam ter o desejo de adquirir um imóvel nos próximos dois anos. Foi o que revelou pesquisa realizada pelo Instituto Data Popular no fim de 2012.

Segundo o sócio diretor do instituto Renato Meirelles, essa vontade da parcela da população brasileira que tem chamado a atenção das empresas e governo, não se resume ao sonho de deixar de pagar aluguel. “Boa parte dos que querem adquirir um imóvel é formada também por recém-casados que vivem com os pais e sogros, por exemplo”, afirma ele.

Além disso, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (PNAD) do IBGE, menos de 20% dos domicílios da classe média são ocupados por inquilinos. “Apesar de muita gente achar que as residências e apartamentos seriam alugados, a esmagadora maioria deles, representados por 75%, é de propriedade desta parcela da população”, acrescenta Meirelles.

O Data Popular utiliza o critério de classificação socioeconômica definido pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, no qual a classe média está inserida em faixa de renda familiar média mensal que vai de R$ 1.110,00 até R$ 3.875,00.

Financiamento

Oito em cada dez famílias que desejam adquirir um imóvel, se assim concretizarem essa vontade farão utilizando linhas de financiamento habitacional. As demais devem pagar à vista com recursos próprios ou conquistados por meio de consórcios.

Fonte: Ascom do Instituto Data Popular