Oposição debate sobre os rumos do Maranhão em Imperatriz

 Flávio Dino defendeu a união da oposição em torno da renovação política no estado.

O encontro do PDT em Imperatriz se transformou em um grande debate sobre os rumos do Maranhão. Lideranças da região sul do estado discutiram propostas para superar os baixos índices que o Maranhão tem apresentado a olongo das décadas. Presente no evento, Flávio Dino defendeu a união das oposições para derrotar um modelo político ultrapassado e propôs uma “virada de página” na história do estado, pondo fim ao coronelismo.

O discurso de Flávio Dino animou a população reunida na Câmara de Vereadores de Imperatriz, com a proposta de mudança e renovação política no estado. “Faço um convite a todo o estado, que é a celebração da esperança. Faço esse convite alegremente, com coragem, com coração, com sentimento, da gente construir o sonho do nosso estado que é virar essa página,encerrar esse livro, colocar na prateleira e inaugurar uma era que não terá dono, com o fim das oligarquias” disse.

Antes, Flávio Dino e as demais lideranças presentes no evento discutiam os baixos índices sociais apresentados pelo Maranhão. Com 45% da população entre 15 e 19 anos fora da escola (idade referente ao curso normal do Ensino Médio), a população jovem de Imperatriz sofre com a falta de escolas de 2º grau – responsabilidade do governo do estado.

Outro ponto apontado durante a reunião foi a necessidade de interiorização da universidade pública no Maranhão. Flávio Dino propôs que haja universidades estaduais em todas as seis regiões maranhenses. “Precisamos de uma universidade em cada região. É preciso qualificar a mão-de-obra maranhense para que o nosso povo seja o beneficiário dos melhores empregos. Não adiantam grandes investimentos se os melhores empregos não ficam com os maranhenses, que não têm oportunidade de avançar nos estudos.”

Além de educação, a saúde pública foi outro desta que importante durante a reunião. O modelo de descentralização da saúde pública de alta complexidade foi defendido durante o evento. A difusão da universidade no Maranhão ajudaria na distribuição igualitária de médicos em todo o estado.

“Precisamos pôr fim a essas páginas tristes, de abandono e de exclusão que acompanham o nosso estado. O Maranhão não pode mais esperar pelas grandes promessas que são feitas e não são cumpridas. As crianças que morrem nos hospitais à espera de atendimento, as pessoas que estão sofrendo nos hospitais, os jovens de Imperatriz que não têm aula por falta de escola não podem mais esperar,” enfatizou Flávio.

Lideranças de 35 municípios da região sul e região tocantina do Maranhão estiveram presentes no evento e confirmaram o apoio ao projeto democrático de mudança no Maranhão. Estiveram presentes os deputados federais Simplício Araújo (PPS), Weverton Rocha (PDT) e Domingos Dutra (PT), além dos deputados estaduais Valéria Macedo (PDT) e Carlinhos Amorim (PDT), anfitriões do evento.

Da Redação Vermelho / Maranhão