Jandira comemora criação de comissão para tratar temas da Cultura

A presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), avalia como positiva a criação de uma comissão temática para a Cultura, aprovada nesta quarta-feira (27), na Câmara. Os deputados aprovaram a divisão Comissão de Educação e Cultura para criar dois novos colegiados distintos – um para a Educação e outro para a Cultura.

“A cultura deixou de ser a irmã menos visível e passa a ser uma política com visibilidade e com a importância que merece dentro da Câmara dos Deputados. O Brasil agora dá relevância as pautas, que antes não existiam, com essa prioridade. A comissão de Cultura traz estrategicamente uma responsabilidade maior”, afirma Jandira.

Na tarde desta quarta-feira, a Frente fez a primeira reunião do ano, quando ficou decidido que haverá uma reunião com a ministra Marta Suplicy para articular as estratégias para a cultura neste ano.

Jandira lembrou que o Orçamento de 2013, que ainda não votado, ficou muito menor do que se esperava. Os membros elegeram cinco projetos como estratégicos para este ano: o Procultura, a Lei do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) de direitos autorais, Cultura Viva e a Lei Griô.

Também foi marcada nova reunião em março, sem data definida, para escolha do novo presidente da Frente.

Da Redação em Brasília
Márcia Xavier