Campanha visa diminuir acidentes de trânsito na Semana Santa

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) lançou em todo país a campanha publicitária de trânsito da Semana Santa, com o objetivo de diminuir o número de acidentes e mortes nesse período. Com uma linguagem direta e de grande impacto visual, as peças publicitárias chamam a atenção do público para o risco da imprudência nas ruas e estradas.

As peças se baseiam no conceito “No trânsito, a escolha é sua. Faça um pacto pela vida”, e são divididas em temas como ultrapassagens perigosas, excesso de velocidade, bebida e direção e o perigo de dirigir falando ao celular. Cada uma delas incentiva a reflexão sobre como estamos perdendo o espírito da Páscoa quando somos imprudentes no trânsito.

A campanha faz parte do Pacto Nacional pela Redução de Acidentes – Parada pela Vida, criado em 2011 como resposta à Organização Mundial da Saúde (OMS), que instituiu a Década de Ações para Segurança no Trânsito – 2011/2020, com a meta de reduzir em até 50% o índice de mortalidade nas ruas e estradas dos países durante esse período.

No ano passado, dados da Polícia Rodoviária Federal apontaram que as principais causas de mortes no trânsito durante a Semana Santa foram o excesso de velocidade e as colisões frontais, ocasionadas por ultrapassagens imprudentes.

Da Redação em Brasília