Itaú Unibanco projeta aceleração no trimestre 

O Produto Interno Bruto (PIB) mensal calculado pelo banco Itaú Unibanco ficou estável em fevereiro na comparação com janeiro, na série com ajuste sazonal, mas cresceu 1% no trimestre encerrado em fevereiro em relação ao trimestre anterior, indicando aceleração, pois em janeiro o crescimento trimestral havia sido de 0,7%.

A prévia de março do indicador do Itaú mostra uma aceleração da atividade e a instituição prevê um crescimento de 1,2% em relação ao trimestre encerrado em dezembro.

A queda da produção na indústria de transformação e do setor de extrativa mineral em fevereiro foi compensada pela expansão da produção agrícola e pelo crescimento do setor de serviços, segundo informe do banco. Na avaliação da instituição, os sinais pra março são de aceleração, especialmente da indústria.

Na avaliação dos economistas do banco, os indicadores sugerem que a economia está se expandindo em um ritmo mais intenso no primeiro trimestre do que o observado nos trimestres anteriores.

A taxa de crescimento do trimestre encerrado em fevereiro na comparação com o trimestre imediatamente anterior, livre de efeitos sazonais, ficou em 1,0%, acima da variação de 0,7% do mês anterior. De acordo com o comunicado do banco, “o crescimento da safra e o início do impacto da soja nos dados levaram ao aumento de 5,5% da atividade agropecuária em fevereiro”. depois da agropecuária, maior contribuição, o setor outros serviços teve a segunda maior contribuição positiva, enquanto o maior impacto negativo foi a indústria de transformação, que caiu 2,7%, seguida pela extrativa mineral com queda de 3,2%.

Os indicadores preliminares de março apontam para aumento da atividade econômica, com alta de 1,5% na produção industrial e crescimento do comércio. “Nesse contexto, a prévia do PIB mensal Itaú Unibanco aponta para alta de 0,7% em março na comparação com fevereiro, após ajuste sazonal, e aumento de 2,2% em relação a março de 2012”, informa o banco. Os dados ,segundo a instituição, reforçam a expectativa de crescimento de 1,2% ante o quarto trimestre do ano passado, após ajuste sazonal. Os fatores responsáveis por essa alta, contudo, são em parte temporários. Por isso, o Itaú mantém a previsão de um crescimento de 3% no PIB do ano.

Fonte: Jornal Valor Econômica