Procon: em 2012, telefonia gerou mais 7 mil reclamações

Os aparelhos de telefone – principalmente os celulares – foram os produtos que mais geraram reclamações no Procon-SP em 2012, segundo balanço divulgado pela fundação nesta sexta (12). Esses produtos somaram 18% das reclamações, um total de 7.204 queixas no ano passado.

Segundo avaliação da entidade, os aparelhos de telefone, especialmente os celulares, "apresentam padrão de qualidade insatisfatório, com a apresentação de vícios de funcionamento e durabilidade abaixo das expectativas dos consumidores".

O problema é agravado pelo suporte inadequado no pós-venda, com os fabricantes alegando que o defeito ocorreu por mau uso, "colocando, assim, a culpa pela falta de qualidade do aparelho no consumidor".

O principal problema enfrentado pelos consumidores que levaram as reclamações ao Procon-SP foi a qualidade dos produtos, motivo de 42% das reclamações, ou 17.064.

Produtos e problemas que mais gereram reclamações no Procon-SP em 2012:

1º Aparelho de telefone 18%
2º Microcomputador / Produtos de Informática 14%
3º Móveis 10%
4º Produtos da Linha Branca (geladeira, freezer, máquina de lavar roupa, louça e secadora, fogão e microomdas) 10%
5º Televisão / Vídeo Cassete / Filmadora / Video-Laser 7%
Problemas
1º Vícios de qualidade 42%
2º Não entrega / atraso na entrega 39%
3º Contrato – descumprimento / cancelamento 13%
4º Oferta / Publicidade enganosa 3%
5º Compra de veículo (multa, transferência, alienação, não entrega de documento) 1%

Fonte: G1