Identificados supostos autores de atentado em Boston

Djokhar e Tamerlan Tsarnaev, dois irmãos oriundos da Tchetchênia, foram identificados nesta sexta-feira (19) como os supostos autores do atentado perpetrado na segunda-feira durante a Maratona de Boston, disse uma fonte oficial.

Os Tsarnaev viviam perto da cidade do estado de Massachussets há mais de uma década, asseguraram familiares a meios de imprensa.

Tamerlan, de 26 anos, morreu em um hospital local após ser sofrer vários ferimentos depois de um suposto confronto com a polícia e Djokhar, de 19 anos, conseguiu se evadir da casa e é perseguido em uma operação que mantém paralisada grande parte desta cidade da região da Nova Inglaterra, em especial o subúrbio de Watertown.

Horas antes da morte de Tamerlan, o Birô Federal de Investigações (FBI) distribuiu fotos onde apareciam os dois jovens suspeitos.

Durante o confronto marcado por trocas de disparos e explosões causadas por artefatos supostamente lançados pelos jovens, um deles foi ferido a balas e posteriormente morreu em um hospital local.

Na área de Waterton, onde ocorreu o choque, foi declarado toque de recolher, enquanto a rede CNN alertava que o fugitivo poderia "carregar explosivos" em seu corpo e segundo a polícia "é um homem muito perigoso".

Em declarações à imprensa, Kurt Schwartz, chefe de emergência do Estado de Massachusetts, solicitou aos cidadãos que não utilizassem o transporte público.

As universidades de Harvard, de Boston, o MIT e Emerson College cancelaram suas aulas ante os alertas das autoridades.

A decisão do governo ocorreu na manhã desta sexta-feira horas após o confronto que causou a morte do suspeito identificado como um homem de boné escuro que apareceu em um video de vigilância da maratona.

O atentado contra a maratona de Boston matou três pessoas e feriu 176, ao menos 13 sofreram amputações graves.

Fonte: Prensa Latina