Serra e Alckmin deram porta-CDs e pulseira de ouro a ilustres

A lista de presentes ofertados pelo Palácio dos Bandeirantes aos seus convidados ilustres nos últimos anos é composta por itens que vão de modestas peças de cerâmica da Sutaco —autarquia que cuida da produção artesanal no estado —, preferidas de Geraldo Alckmin (PSDB), a uma pulseira de R$ 3,8 mil ofertada pelo ex-governador José Serra à rainha da Suécia.

A relação foi obtida pela Folha por meio da Lei de Acesso à Informação. De acordo com Claudia Matarazzo, que comandou o cerimonial paulista de 2007 ao começo deste ano, levam-se em conta as seguintes regras: o presente deve fazer referência a São Paulo ou ao Brasil, ser fácil de guardar, não causar mal-entendidos e não ser caro nem simples demais.

Desde 2009 o governo gastou pelo menos R$ 26 mil presenteando artistas e chefes de Estado, como o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, que ganhou uma bola pouco antes de o país sediar a Copa. Já a popstar Madonna, em visita ao Brasil em 2010, recebeu de Serra uma publicação sobre a relação do vestuário com a arte, um marcador de livros e um porta-CDs.

O mais caro mimo foi a pulseira de capim dourado com peça de ouro branco 18 k para a rainha Silvia, da Suécia. Matarazzo explica: "Não dá para dar qualquer coisa para uma rainha, né?".

Informações da Folha de S.Paulo