Médicos do Samu de Salvador entram em greve

Os médicos reguladores e intervencionistas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em Salvador, decidiram, por unanimidade, entrar em greve por tempo indeterminado, a partir das 7h de terça-feira (14).


foto: divulgação Sindimed-BA

Segundo, o Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed-BA), a definição pela paralisação foi tomada em assembleia realizada na semana anterior, diante do silêncio da secretaria municipal de Saúde à contraproposta dos médicos, apresentada em 23 de abril.

Os profissionais do Samu asseguram que durante a greve será garantido o funcionamento de um contingente de 30% dos médicos responsáveis pela regulação e intervenção. Uma nova assembleia será realizada um dia antes do início da greve, 13 de maio, para análise de uma possível e aguardada resposta da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador.

Os médicos propuseram ao governo a implantação da isonomia salarial entre todos os vínculos médicos (estatutários, CLT, Pessoa Jurídica, Reda e TAC), com os estatutários tendo sua atual gratificação de 50% majorada para 200% sobre o vencimento básico. A categoria reivindica também soluções para as precárias condições de trabalho, os salários defasados e a insuficiência do número de profissionais no atendimento à população.

Fonte: Sindimed-BA