Diálogos pelo MA: Baixo Parnaíba pede geração de emprego e renda

 

Diálogos no Baixo Parnaíba
A saída de maranhenses para trabalhar em outros estados foi um dos assuntos discutidos durante a última edição do movimento Diálogos pelo Maranhão, liderado pelo presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB).

A preocupação atinge especialmente a região do Baixo Parnaíba, em que as lideranças locais reivindicaram melhorias para a produção local e geração de emprego e renda para o desenvolvimento do Maranhão. Segundo dados do IBGE, 44,9% da população de Vargem Grande está na extrema pobreza.

A intensa migração de maranhenses em busca de emprego em outros estados do país reflete a dificuldade de inserção no mercado de trabalho no estado. São muitos os relatos colhidos durante o movimento Diálogos pelo Maranhão sobre cidadãos do estado que precisam buscar em outros locais do país emprego e estudo para avançar.

Roberto do Juvenil, liderança em Vargem Grande, ressaltou que o êxodo de maranhenses para outros estados se devem à falta de oportunidade e à insegurança vivida diariamente no Maranhão.

“Mesmo com tanta terra boa, com tanta coisa boa, o povo do nosso campo acaba indo pra outros lugares em busca de uma vida melhor. Vão até para canaviais de São Paulo, deixando o Maranhão,” relatou Roberto.

Para Flávio Dino, isto reflete uma inversão na lógica do desenvolvimento do estado. “É preciso que os governos estejam atentos às cadeias produtivas, saibam quais são as maiores potencialidades do estado e nelas invistam,” disse.

A atenção ao desenvolvimento da agricultura e da industrialização das matérias-primas produzidas no Maranhão são fatores fundamentais para que haja efetividade nas políticas públicas para o crescimento do estado.

Investir nas áreas corretas, segundo Flávio Dino, deve acarretar em desenvolvimento para o estado, quebrando o ciclo de desigualdade que acompanha o Maranhão há décadas. “Temos que deixar de ser um estado de muito para poucos e passar a ser um estado de muito para muitos,” finalizou.

O assunto também foi comentado por lideranças políticas estaduais, que acompanharam o movimento Diálogos pelo Maranhão no último final de semana em Mata Roma, Chapadinha e Vargem Grande.

O vice-prefeito de São Luís, Roberto Rocha (PSB), lembrou que a aliança feita pelas lideranças que defendem a mudança no Maranhão estão atentas às reivindicações da população. “Trabalhamos dia e noite para ver sonhos de dias melhores para o Maranhão e para os maranhenses transformados em realidade,” afirmou.

Lideranças de todo o Maranhão estiveram presentes no evento. Os deputados Domingos Dutra, Simplício Araújo, Weverton Rocha, Bira do Pindaré e Marcelo Tavares, o membro do Diretório Nacional do PT, Márcio Jardim, o membro do diretório estadual do PCdoB, Gerson Pinheiro, o ex-deputado Pontes de Aguiar, além de vereadores e lideranças da região do Baixo Parnaíba.

Fonte: Diálogos pelo MA