ANP interdita 6 postos em operação de fiscalização de combustível

Na maior operação feita este ano, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) interditou seis postos de gasolina no estado de São Paulo por problemas na qualidade do combustível comercializado. A operação, que feita ao longo desta semana, foi motivada pelas 1.566 denúncias de suspeita de adulteração de combustíveis no estado, das quais 764 na capital.

 Apesar das interdições, o índice de não conformidade (adulteração) no estado no último trimestre foi apenas 1% para a gasolina, de 0,9% para o etanol, e de 2,9% para óleo diesel. “Índices abaixo da média no Brasil, que é 1,6%, 2% e 3,2%, respectivamente, para esses combustíveis”, informou a ANP.

Na operação foram coletadas 1.356 amostras de gasolina, etanol hidratado e óleo diesel, que ainda estão sendo analisadas pelo Instituto de Pesquisa Tecnológica de São Paulo (IPT/USP). Foi o maior número de amostras enviadas ao laboratório em uma única ação de fiscalização feita pela agência.

Segundo a ANP, nos seis postos interditados, o teor de etanol na gasolina estava acima dos 25% permitidos. As bombas e os tanques com o combustível fora das especificações foram lacrados e só poderão ser desinterditados após a agência comprovar que a gasolina de má qualidade for trocada por uma dentro dos padrões exigidos pela ANP.

Foram interditados dois postos na capital, um em Santo André, um em Osasco, um em Carapicuíba e um em Diadema. Além da interdição cautelar para proteger o consumidor, a ANP abriu processos administrativos que, posteriormente, serão enviados ao Ministério Público Estadual para apuração de crime contra o consumidor. Pelas infrações apuradas pela ANP, os postos estarão sujeitos a multas de R$ 20 mil a R$ 5 milhões.

A operação em São Paulo mobilizou 30 equipes de fiscalização, que atuaram por regiões da cidade, cobrindo aproximadamente 20% dos postos da área. O número de autuações por qualidade pode aumentar após as análises de laboratório.