Comitê Estadual convoca Conferência e aprova Resolução Normativa

A direção estadual esteve reunida no sábado dia, 20 de julho, na sede do PCdoB-Paraná, para mais uma reunião ordinária com a finalidade de deliberar sobre questões do partido, convocar a conferência Estadual, aprovar a resolução normativa para as conferências municipais ordinárias e fazer uma analise da conjuntura política do Estado e em nível Nacional.

direçao parana

Com muita força de vontade e disposição para fortalecimento do PCdoB no Estado, a direção provisória elaborou uma agenda de intensa atividade partidária. Essa agenda faz parte do esforço conjunto para que as direções municipais e a estadual coloquem em movimento a militância partidária em função dos debates congressuais.. Para André Bezerra, da direção estadual, os militantes são fundamentais para o fortalecimento do PCdoB no Estado. Enfatiza ele que, não há vida partidária verdadeira sem militância organizada em bases e direções, com a política no posto de comando. “Precisamos estar em dia com o partido, contribuindo para o fortalecimento de nosso projeto político, da estruturação partidária, e da construção de um forte partido comunista, revolucionário, e de feições marxistas”, concluiu André.
Logo as considerações dos demais camaradas, a direção convocou a Conferência Estadual do PCdoB do Paraná para os dias 6, a começar na parte da noite, e 7 de setembro o dia todo. Foi aprovada também nesta reunião, a resolução normativa para realização das conferências municipais ordinárias a serem observadas por todos os comitês municipais do Estado. No processo de mobilização partidária os filiados e militantes devem ser chamados a participar para que ao fim dos debates sejam eleitos os delegados à Conferencia Estadual e as novas direções tomem posse. Pela resolução, as conferencias municipais deverão ser realizadas entre os dias 22 de julho e 01 de setembro, devendo sua convocação ocorrer com antecedência mínima de 15 dias para que haja divulgação entre a militância. E ainda devem ser imediatamente comunicadas a direção estadual, para ter validade. Para a Conferencia Estadual deverão ser eleitos delegados nas conferencias municipais na proporção de um delegado eleito para cada 10 participantes reunidos no município. A comprovação será a Ficha de Participação Congressual (FPC) devidamente preenchida pelos que participarem dos debates presenciais, priorizando-se que as reuniões sejam pelas bases. Deverá ser observada ainda a necessidade de todos estarem dia com sua contribuição ao partido, seja através da Carteira de Militante ou da incorporação ao SINCOM, se for dirigente. Para a plenária final estadual além da eleição da nova direção e dos delegados, da aprovação de possíveis emendas ao texto nacional, haverá a discussão do Balanço do trabalho de direção.

É fundamental que os militantes, quadros e dirigentes escrevam para a Tribuna de Debates acerca dos temas constantes das teses congressuais. No Paraná, os artigos devem ser enviados ao endereço [email protected], que o repassará a Comissão nacional da Tribuna de Debates.
Para contribuir na mobilização estadual pro Congresso, realizou-se a reunião da Macro dos Campos Gerais e no próximo mês de agosto serão realizadas as reuniões das macrorregiões do Oeste e a do Sudoeste, em Cascavel e Francisco Beltrão, respectivamente, onde deverão ser debatidos o projeto político do Partido, o processo de conferencias e as teses do Congresso. Ainda, com esta pauta, haverá reunião com o CM de Foz do Iguaçu, no próximo dia 01 de agosto. Também haverá reunião em Londrina, esta semana, objetivando reunir a militância e construir nova direção.
Ao final, aprovou-se texto sobre a situação política pra disputa eleitoral de 2014, o projeto político do PCdoB e a reorganização da direção estadual e ainda realizar um Encontro Estadual do Partido sobre a juventude enfocando o papel dos jovens comunistas no projeto de fortalecimento partidário. O evento ocorrerá em Curitiba dia 10 de agosto.
Objetivando dar maior visibilidade ao 13º Congresso a direção fará lançamento estadual das teses, em Curitiba, em data ainda a ser divulgada.
Na reunião estiveram presentes além dos dirigentes estaduais, o vereador de Maringá, Dr. Manuel, a presidente nacional da UBM, Elza Campos, Odair Rodrigues e Rosângela Rigoni.

Denis Denilto
Secretaria de Comunicação PCdoB-Paraná