Em audiência, famílias entregam processos contra Ustra

Nesta segunda-feira (19), acontece a audiência pública conjunta da Comissão Nacional da Verdade e Comissão da Verdade do Estado de São Paulo “Rubens Paiva” para entrega dos processos das famílias Teles e Merlino contra o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra. Em 2012, o coronel foi condenado em ações movidas pelas duas famílias. Assista abaixo a trajetória de Luiz Eduardo da Rocha Merlino narrada em primeira pessoa pelo ator o ator Celso Frateschi.


Cartaz Comissão Nacional da Verdade e Comissão Rubens Paiva / imagem: divulgação

Ustra foi comandante do Destacamento de Operações de Informações – Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi), um dos maiores centros de repressão da ditadura militar.

Ano passado, em ações movidas pelas duas famílias, Ustra foi condenado pela Justiça paulista por tortura. Ele foi acusado de torturar Maria Amélia de Almeida Teles, César Augusto Teles e Crimeia Schmidt de Almeida, na década de 1970. O ex-comandante também foi condenado pela morte do jornalista Luiz Eduardo da Rocha Merlino, em 1971.

O evento ocorrerá no auditório Paulo Kobayashi, na Assembleia Legislativa de São Paulo, do qual participarão os advogados Fábio Conder Comparato, Claudineu de Melo e Aníbal Castro de Souza.

A audiência está prevista para começar às 14 horas e será transmitida ao vivo na internet pela TV Assembleia: http://www.al.sp.gov.br/a-assembleia/tv-web.

Assista o ator Celso Frateschi narrando a biografia de Luiz Eduardo da Rocha Merlino, morto durante o regime militar em 1971. O vídeo foi produzido pela TV Alesp para a Comissão Estadual da Verdade "Rubens Paiva".

Fonte: Brasil de Fato