Leci Brandão participa de Conferência da Igualdade Racial

A deputada Leci Brandão (PCdoB/SP) representou a Assembleia Legislativa na solenidade de abertura da 3ª Conferência de Promoção a Igualdade Racial do estado de São Paulo. Realizado no último dia 23 de agosto, o encontro contou com a participação de cerca de 500 delegadas e delegados, que discutiram as propostas que vão nortear os debates da etapa nacional da Conferência, em novembro deste ano.

O  evento contou ainda com as presenças da ministra da Seppir, Luisa Bairros, do Secretário Municipal da Igualdade Racial, Netinho de Paula, e da Coordenadora de Políticas para as Populações Negra e Indígena do Estado, Elisa Lucas. A 3ª Cepir/SP teve como principal tema “Democracia e Desenvolvimento – Por um São Paulo Contra o Racismo”. O objetivo foi propiciar a participação ampla e democrática de todos os segmentos da sociedade brasileira no debate sobre a questão racial.

A avaliação sobre os avanços, os desafios e as perspectivas das políticas de promoção da igualdade racial foram o foco da discussão. O encontro também apontou as diretrizes para a implementação de políticas em âmbito estadual e nacional.

“Acredito firmemente que a iniciativa do ex-presidente Lula ao criar a Secretaria Especial sobre o tema mostra que o Estado vem provando, a cada conferência, que não poderá avançar sem dar atenção para a questão racial”, afimou Leci.

Leci disse ainda que espera que essa conferência contribua para que a população negra passe a ter papel decisivo nas questões estratégicas do país em todos os segmentos. “Precisamos dar um basta! Não podemos deixar que outros grupos continuem a decidir por nós”, ressaltou.

Apesar de enxergar avanços sobre a questão racial durante os governos de Lula e da presidente Dilma Rousseff, Leci foi enfática ao criticar as lacunas no projeto de desenvolvimento do país, no modelo de mídia que discrimina religiões e nos partidos que não reservam 50% das vagas para mulheres. A deputada também criticou duramente os gestores da área de Educação que não vêm cumprindo o que determina a Lei 10.639, que determina o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas.

Leci declarou ainda que “a situação do negro no Brasil ainda é difícil. Muitas coisas já mudaram. Estamos batalhando diariamente para melhorar esta situação social. Nós queremos respeito, dignidade e a garantia dos direitos de inclusão do negro em todos os setores desta sociedade.”

Ao final de seu pronunciamento, Leci foi aplaudida de pé pelo público presente.

3ª Conapir

A 3ª Conapir será realizada em Brasília (DF), de 5 a 7 de novembro de 2013. Devem participar do evento cerca de 1,4 mil pessoas, sendo 200 convidados (autoridades, personalidades e representantes de entidades nacionais e internacionais) e 1,2 mil delegados. O processo foi iniciado em 21 de março, no aniversário de dez anos da Secretaria de Participação e Promoção da Igualdade Racial, quando foi realizado o primeiro de uma série de seis seminários temáticos em capitais das cinco regiões do país. As 26 Conferências dos Estados e a Distrital, que

acontecem de 8 a 30 de agosto, debatem os assuntos relacionados ao tema central da Conferência: “Democracia e Desenvolvimento Sem Racismo: Por Um Brasil Afirmativo”.

Fonte: Assessoria de imprensa da deputada estadual Leci Brandão (PCdoB/SP).