DF calcula danos ao patrimônio durante os protestos de sábado

Comerciantes da região central de Brasília-DF passaram o domingo (8) contando os prejuízos do embate entre policiais militares e manifestantes. Pela manhã, funcionários juntavam os cacos de vidro em uma concessionária da 502 Norte. Eles também recolhiam paus e pedras atirados por vândalos, que danificaram ao menos seis carros novos. Já um restaurante localizado no Edifício Brasília Rádio Center, também na W3, funcionou normalmente, mas com a vidraça ainda quebrada durante os protestos.

A Polícia Civil abriu investigação para tentar identificar os responsáveis pela depredação dos prédios e das lojas.

Das 50 pessoas — 35 com mais de 18 anos e 15 adolescentes — levadas por policiais militares às delegacias, sete assinaram termos circunstanciados por delitos como dano ao patrimônio público ou particular, resistência, desacato e desobediência. No entanto, assim como os outros detidos, foram liberados na noite de sábado (7). Mas a liberdade não os livra de eventuais processo na Justiça. Os investigadores fotografaram todos e recolheram informações junto de testemunhas.

Diretor-geral da Polícia Civil, o delegado Jorge Xavier disse que, a partir de agora, começa um trabalho de inteligência para descobrir quem estava envolvido em tumultos ou depredações. “Vamos usar as imagens da polícia e da imprensa para identificar e punir os responsáveis, assim como fizemos na investigação da invasão ao Itamaraty”, explicou.

Fonte: Correio Braziliense